Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Rodrigo Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Rodrigo Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Castoldi, André Guerino | - |
Autor(es): dc.contributor | Caldatto, Marlova Estela | - |
Autor(es): dc.creator | Brunetto, Debora Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:41:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:41:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29217 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100234 | - |
Descrição: dc.description | The stud we analyze the percentage of students at the ninth-grade Brazilian student in the Education Ministry’s National System of Evaluating Primary Education (SAEB), specifically in geometry. We consider the performance national, for Parana state and Pato Branco city. The objective of which was to discuss the performance obtained by these students, with a focus on the SAEB proficiency scale. The study used, the organization, and discussion, a portion of descriptive statistical data and measures of central tendency with the purpose of discussing the performance obtained by the students. The results obtained provided the discussion of the performance of the ninth-grade students in the evaluation and that could be related to the learning of contents in geometry. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo analisa o percentual de estudantes nos níveis da escala de proficiência do 9º ano do Ensino Fundamental II dos estudantes patobranquenses, paranaense e brasileiros, da edição de 2019 do Sistema Nacional da Educação Básica (SAEB). Cujo objetivo foi discutir o desempenho obtido por estes estudantes, com foco principal na escala de proficiência do SAEB. O estudo utilizou tanto na sua organização quanto na sua discussão uma parcela dos dados estatística descritiva e medidas de tendencia central com o propósito de discutir o desempenho obtido pelos estudantes. Os resultados obtidos proporcionaram a discussão do desempenho dos estudantes do nono ano na avaliação e que puderam ser relacionados a aprendizagem de conteúdos da área de geometria. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Uma discussão sobre os resultados obtidos no SAEB de 2019 por estudantes do 9º ano em relação aos conteúdos de geometria | - |
Título: dc.title | Discussion about the performance in the 2019 SAEB by 9th year students in relation to geometry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: