Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribas, Marlos de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Florczak, Marcos Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribas, Marlos de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Rubens Eduardo Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Bonato, Henrique de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:41:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:41:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32616 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100203 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims at the construction of a didactic sequence on the theme of general relativity aimed at the third year of high school. One can verify in the curricular documents the need to insert topics of modern and contemporary physics in basic education. Specific articles dealing with bringing the theme of Einsteinian gravitation to high school classes were also analyzed. Based on this, and considering the physical-mathematical level of the students, based on Yves Chevallard’s didactic transposition and Antoni Zabala’s perspective of didactic sequence, a series of classes was carried out on the content of the general theory of relativity. To this end, ideas on how to bring the subjects were used, as well as the use of gifs, movie clips and virtual simulator. It can be concluded, based on the theoretical framework studied, that it is possible to bring this theme to basic education, with the proper and careful transposition of wise knowledge to a knowledge to teach that is adaptable to the student’s abilities. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho visa à construção de uma sequência didática no tema relatividade geral voltada para o terceiro ano do ensino médio. Pode-se averiguar nos documentos curriculares a necessidade da inserção de tópicos de física moderna e contemporânea na educação básica. Também foram analisados artigos específicos que tratam sobre trazer a temática da gravitação einsteiniana para aulas do ensino médio. Com base nisso, e considerando o nível físico-matemático dos estudantes, foi realizada, fundamentada na transposição didática de Yves Chevallard e na perspectiva de sequência didática de Antoni Zabala, uma série encadeada de aulas a respeito do conteúdo da teoria geral da relatividade. Para tal, foram utilizados ideias sobre como trazer os assuntos, bem como o uso de gifs, trechos de filme e simulador virtual. Pode-se concluir, com base no referencial teórico estudado, que é sim possível trazer essa temática para a educação básica, com a devida e cuidadosa transposição do saber sábio a um saber a ensinar que seja adaptável às capacidades do aluno. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relatividade geral (Física) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Planejamento - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | General relativity (Physics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum planning - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Título: dc.title | Uma proposta de inserção de sequência didática em relatividade geral para o terceiro ano do ensino médio | - |
Título: dc.title | A proposal to insert a didactic sequence in general relativity for the third year of high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: