Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Konopatzki, Evandro André | - |
Autor(es): dc.contributor | Marangoni, Filipe | - |
Autor(es): dc.contributor | Konopatzki, Evandro André | - |
Autor(es): dc.contributor | Marangoni, Filipe | - |
Autor(es): dc.contributor | Guedes, Alex Lemes | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferruzzi, Yuri | - |
Autor(es): dc.creator | Alba, Gabriela Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:41:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:41:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31923 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100191 | - |
Descrição: dc.description | Energy efficiency can be understood as generating the same amount of energy with the minimum of natural resources or as obtaining a service with less energy consumption, which can be acquired in two ways: technological innovation, with the acquisition of equipment that perform with the same task, but with lower energy consumption, or new ways of conducting the production process. Considering the increase of energy consumption in Brasil, it is necessary to adopt forms of energy efficiency in order to rationalize consumption and avoid waste, in this way, the objective of this research is to verify the energy efficiency level of the electrical equipment in the administrative sector of Medianeira campus’s UTFPR, through using the PROCEL labeling standard. From de results obtained, it was suggested to replace the less efficient equipment by equipment with the PROCEL seal through consumption analisys, and it can be concluded that it is possible to increase the level of energy efficiency of this block by exchanging less efficient equipment for more efficient energetically, bringing both economic and environmental benefits. | - |
Descrição: dc.description | A eficiência energética pode ser entendida como sendo a geração de uma mesma quantidade de energia com o mínimo de recursos naturais ou como sendo a obtenção de um serviço com menos consumo de energia, podendo ser adquirida através de duas formas: inovação tecnológica, com a aquisição de equipamentos que realizem mesma tarefa, mas com menor consumo de energia, ou novas formas de condução do processo produtivo. Com o aumento do consumo de energia no Brasil, cada vez mais está sendo necessário adotar formas de eficiência energética a fim de se racionalizar o consumo e evitar desperdícios, assim, o objetivo dessa pesquisa foi verificar o nível de eficiência energética dos equipamentos elétricos do setor administrativo do campus Medianeira da UTFPR, usando o padrão de etiquetagem PROCEL. A partir dos resultados obtidos, foi sugerido a substituição dos equipamentos menos eficientes por equipamentos com selo PROCEL através de análise de consumo, e podese concluir que é possível aumentar o nível de eficiência enérgica deste setor através da troca de equipamentos menos eficientes por mais eficientes energeticamente, trazendo benefícios tanto econômicos quanto ambientais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Elétrica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de viabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuitos elétricos - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy consumption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feasibility studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric circuit analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Eficiência energética dos equipamentos elétricos do setor administrativo da UTFPR Medianeira de acordo com o padrão de etiquetagem Procel | - |
Título: dc.title | Energy efficiency of electrical equipment in the administrative sector of UTFPR Medianeira according to the Procel labeling standard | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: