
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi | - |
| Autor(es): dc.creator | Cintra, Simone Aparecida Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:41:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:41:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22117 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100085 | - |
| Descrição: dc.description | This work was the subject of the implementation Of the medicinal garden in the school, and the use of medicinal plants by the students and the community, rescuing the values, habits and culture of them, exploring the popular knowledge and practices for the promotion and recovery of health, through the use of plants Medicinal. disseminating the knowledge and making of the traditional popular culture, providing the development and the critical-reflective learning of the students. The Horta was deployed in a school in the city of Franca/SP, with the participation of one hundred elementary school students, teachers and staff, with the purpose of disseminating and encouraging the use of these herbs. The data raised showed that 72% of students and 56% of employees learned to use herbs for medicinal or food purposes through family members. The work showed that 90% of respondents, use medicinal plants daily, in preparation of teas with therapeutic benefits, spices and condiments. Therefore the work presents an analysis on the knowledge and use of the plants by the students and employees, proving that the popular knowledge of medicinal plants is shared along the Generations. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a implementação da horta medicinal na escola, e o uso das plantas medicinais pelos alunos e comunidade, resgatando os valores, os hábitos e a cultura dos mesmos, explorando os saberes e práticas populares quanto à promoção e a recuperação da saúde, através da utilização de plantas medicinais. Difundindo os saberes e fazeres da cultura popular tradicional, proporcionando o desenvolvimento e o aprendizado crítico - reflexivo dos alunos. A horta foi implantada em uma escola na cidade de Franca/SP, com a participação de cem alunos do ensino fundamental, professores e funcionários, com o propósito de disseminar e incentivar o uso destas ervas. Os dados levantados mostraram que a 72% dos alunos e 56% dos funcionários aprenderam a utilizar ervas com fins medicinais ou alimentícios através de familiares. O trabalho mostrou que 90% dos entrevistados, utilizam plantas medicinais diariamente, no preparo de chás com benefícios terapêuticos, temperos e condimentos. Portanto o trabalho apresenta uma análise sobre os conhecimentos e uso das plantas pelos alunos e funcionários, comprovando que o conhecimento popular das plantas medicinais é compartilhado ao longo das gerações. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ervas - Uso terapêutico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade e escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hortaliças na nutrição humana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Herbs - Therapeutic use | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Community and school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vegetables in human nutrition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Implantação e uso de horta medicinal na escola | - |
| Título: dc.title | Implementation and use of medicinal gardens at school | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: