Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Michaloski, Ariel Orlei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5802-3764 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3016288410389201 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tesser, Daniel Poletto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3363-0984 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8749567905228147 | - |
Autor(es): dc.contributor | Michaloski, Ariel Orlei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5802-3764 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3016288410389201 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tesser, Daniel Poletto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3363-0984 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8749567905228147 | - |
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5618-9653 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5048535058081480 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro Neto, José Raimundo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4345-9239 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6756568431205288 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fernanda Cristina Gazolla Bem dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:41:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:41:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31616 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100068 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Proposta de ferramenta para avaliação da acessibilidade | - |
Descrição: dc.description | The study aimed to identify the accessibility offered by a federal university. Using a qualitative methodology in exploratory research, a case study was carried out, focusing on sectors that provide direct service to the academic community, as well as t o users who demand inclusive and accessible services. The public university needs to serve all citizens who seek its services indiscriminately and, for that, it must provide an accessible and welcoming environment. The research aimed to identify the barrie rs experienced by individuals who need an accessible and welcoming environment, a s well as the reality faced by the team that provides care. In addition, the study identified training and actions to assist in the inclusive process. Semi structured intervie ws, authorized by the university's ethics committee, were used to collect data. Users in need of accessibility and employees providing these services were invited to participate. In the end, the research presents a proposal for a new questionnaire, suggesting an instrument for assessing accessibility and inclusion on campus, which should be applied annually. | - |
Descrição: dc.description | O estudo teve como objetivo identificar a acessibilidade oferecida por uma universidade federal. Utilizando uma metodologia qualitativa em uma pesquisa exploratória, foi realizado um estudo de caso, com foco nos setores que prestam atendimento direto à comunidade acadêmica, bem como aos usuários que demandam serviços inclusivos e acessíveis. A universidade pública necessita atender a todos os cidadãos que buscam seus serviços de forma indiscriminada e, para isso, deve proporcionar um ambiente acessível e acolhedor. A pesquisa teve como objetivo identificar as barreiras vivenciadas pelos indivíduos que necessitam de um ambiente acessível e acolhedor, bem como a realidade enfrentada pela equipe que presta atendimento . Além disso, o estudo identifico u capacitações e ações para auxiliar no processo inclusivo. Entrevistas semiestruturadas, autorizadas pelo comitê de ética da universidade , foram utilizadas para coletar dados. Os usuários que necessita m de acessibilidade e os funcionários que prestam esses serviços foram convidados a participar. Ao final , a pesquisa apresenta uma proposta de novo questionário, sugerindo um instrumento de avaliação de acessibilidade e inclusão no campus, o qual deve ser aplicado anualmente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public universities and colleges | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração Pública | - |
Título: dc.title | Acessibilidade e inclusão: estudo de caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Medianeira | - |
Título: dc.title | Structural and human accessibility: case study of a public university in western Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: