Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Mazzarotto Filho, Marco Andre | - |
Autor(es): dc.contributor | França, Ana Claudia Camila Veiga de | - |
Autor(es): dc.creator | Candido, Guilherme Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:41:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:41:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33006 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100050 | - |
Descrição: dc.description | This research resides in the context of discussion about digital games, chauvinism and the possibilities for designers to act with attention to education and ethics issues, and problematization of reality. In a society marked by violence against women, the educational process become an essential tool for an active dialogue in the school environment, as a way to combat sexism. By proposing an open educational resource to support the school curriculum, based on the context of games and the digital experience, we bring together the role of designers as catalysts for social and cultural transformations, allowing dialogues, discourses and new visions about the reality. As a result of the research, we present a website and a user guide focused on educators, parents and high school students. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de pesquisa reside no contexto das discussões sobre os jogos digitais, o machismo e as possibilidades de atuação de designers com atenção às questões de educação, ética e problematização da realidade. Em uma sociedade marcada pela violência contra as mulheres, os processos educacionais tornam-se uma ferramenta essencial para um diálogo ativo com a comunidade escolar, como forma de combate ao machismo. Entendemos que ao propor um recurso educacional aberto (REA) de apoio ao currículo escolar, a partir do contexto dos jogos e da experiência digital, aproximamos o papel de designers como catalizadores de transformações sociais e culturais, possibilitando diálogos, discursos e novas visões sobre a realidade. Como produto da pesquisa, apresentamos um website e um roteiro de uso para educadores, pais e estudantes do ensino médio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Educacionais Abertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open educational resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young adults - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Passe o controle, é a vez delas: estratégias de design contra o machismo em jogos digitais | - |
Título: dc.title | Pass the control, it’s their time: design strategies against chauvinism in digital games | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: