A concepção química da melanina como intervenção científica para combater o preconceito racial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoloto, Claudimara Cassoli-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBortoloto, Claudimara Cassoli-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorPires, Emerson Luis-
Autor(es): dc.creatorBezen, Tamili-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:40:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:40:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29913-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099928-
Descrição: dc.descriptionWork developed to complete the course and obtain the title of bachelor’s in chemistry. The focus is on the approach to Ethnic-Racial Relations and the teaching of chemistry, with the aim of promoting the institutionalization of Law 10.639/03 in the school environment. It is an action-investigation, which intends to deconstruct historically produced concepts, which have naturalized relations of racial prejudice, based on the superiority and inferiority of different races, because of phenotypic characteristics. The proposal, included in the Didactic-Pedagogical Material, intends to approach the theme from the subject of Biology, Sociology and Chemistry, using the historical-critical pedagogy. It aims to deconstruct these retrograde concepts and demystify racist theories, through theoretical foundations of current scientific discoveries.-
Descrição: dc.descriptionTrabalho desenvolvido para a conclusão de curso e obtenção do título de Licenciatura em Química. O foco é a abordagem das Relações Étnico-Raciais e o ensino de química, com o intuito de promover a institucionalização da Lei 10.639/03 no âmbito escolar. É uma investigação-ação, que pretende desconstruir conceitos historicamente produzidos, os quais têm naturalizado relações de preconceito racial, a partir da superioridade e inferioridade de diferentes raças, em decorrência das características fenotípicas. A proposta, contemplada no Material Didático Pedagógico, pretende abordar a temática a partir da disciplina de Biologia, Sociologia e Química, com a utilização da pedagogia histórico-crítica. Tem como objetivo desconstruir esses conceitos retrógrados e desmistificar teorias racistas, por meio de fundamentação teórica das descobertas científicas atuais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação racial-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceitos-
Palavras-chave: dc.subjectMelanina-
Palavras-chave: dc.subjectRace discrimination-
Palavras-chave: dc.subjectPrejudices-
Palavras-chave: dc.subjectMelanins-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleA concepção química da melanina como intervenção científica para combater o preconceito racial-
Título: dc.titleThe chemical conception of melanin as a scientific intervention to combat racial prejudice-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.