Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coser, Ivan José | - |
Autor(es): dc.contributor | Coser, Ivan José Coser | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Dione Ines Christ | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
Autor(es): dc.creator | Luz, Thayara Karine Galdino Felipe da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:40:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:40:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36508 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099870 | - |
Descrição: dc.description | In view of the current economic situation in Brazil, the high number of families with some kind of debt and the social, economic and financial challenges imposed by society, it is increasingly apparent the need to promote the financial education of the population. In this sense, many institutions and organizations have sought to raise awareness among authorities about the need to educate people financially as early as possible, mainly using the school environment for this purpose. The government of the State of Paraná through the Secretariat of Education implemented in the State curriculum the Financial Education curriculum component in all high school grades from 2021. With the implementation of this curricular component, two needs arise: to prepare the teachers who will work with this new curricular component and to make available materials and resources that can assist these professionals in the development of the training/financial qualification of people. In this sense, the present work presents a proposal for a didactic sequence involving different themes linked to Financial Education, and sees in this, support mainly, teachers of the state public education network, in this process of formation of the financially educated subject/citizen. | - |
Descrição: dc.description | Diante do quadro econômico apresentado atualmente no Brasil, do número elevado de famílias com algum tipo de dívida e dos desafios de ordem social, econômica e financeira impostos pela sociedade, visualiza-se cada vez mais, a necessidade de promover a Educação Financeira da população. Nesse sentido, muitas instituições e organizações têm procurado sensibilizar as autoridades a respeito da necessidade de educar financeiramente as pessoas o mais cedo possível, usando principalmente o ambiente escolar para esse fim. O governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Educação implementou no currículo do Estado a unidade curricular Educação Financeira em todas as séries do ensino médio a partir de 2021. Com a implementação dessa unidade curricular, surgem duas necessidades: preparar os docentes que atuarão com essa nova unidade curricular e disponibilizar materiais e recursos que possam auxiliar esses profissionais no desenvolvimento da formação/capacitação financeira das pessoas. Neste sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática envolvendo diferentes temas ligados à Educação Financeira, vislumbrando com isso, apoiar principalmente, docentes da rede pública estadual de ensino, nesse processo de formação do sujeito/cidadão financeiramente educado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dívidas pessoais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequências (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personal debt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequences (Mathematics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Educação financeira no ensino médio: uma abordagem por meio de sequência didática | - |
Título: dc.title | Financial education in high school: an approach through teaching sequence | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: