
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano de | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2030-7811 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7757449325949159 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano de | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2030-7811 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7757449325949159 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Eduardo da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6436-8758 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9529367890907059 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8622-9345 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8396759751370138 | - |
| Autor(es): dc.creator | Menezes, Roberta Rios Amoêdo da Cunha Neves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:40:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:40:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36690 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099821 | - |
| Descrição: dc.description | The research has as object of study <A Odisseia de Penélope= (The Penelopiad, 2005), by the Canadian author Margaret Atwood and seeks to identify the omissions involved in the Atwoodian worldbuilding, using the theories of Alan Corbin, George Steiner and Maurice Blanchot about silence as bases throughout the development of the thesis. The specific goals are to promote the understanding of silence as a form of language full of significance, something that is not exclusive to the spoken or written word, and the framework of Penelopiad as a parody of the Odyssey, by Homero, following directions from the writer Linda Hutcheon. In order to reach the proposed goals, bibliographic and document research was done. This dissertation is structured as such: 1. Introduction; 2. The verse, reverse and the 8anti-verse9: the word and the silence, chapter in which silence and word reveal themselves as fundamentals for humanity and the relation between both; 3. Silence, sound and the absence of sound, 3.1 Alain Corbin: space of silence, 3.2 George Steiner: eunuch of silence, 3.3 Maurice Blanchot: power of silence, through these three authors, occurrences of the silence in the construction of meaning in the arts and in reality will be presented; 4. Penelopiad: warp of silences, weft of meanings and 4.1. Penelopiad, a parody, respectively, chapter that brings the identification and the analysis of silence and the classification of Penelopiad as a parody, as seen in Linda Hutcheon9s theory; 5. Final silences, section with all the final considerations about the research, the results found, the future possibilities and the difficulties of the process. Plus hopefully attest, through the analysis of Penelopiad, the silence, sided with the word, as responsible for the construction of meaning in the literary text. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a obra A Odisseia de Penélope (The Penelopiad, 2005), da escritora canadense Margaret Atwood e visa à identificação dos silêncios responsáveis pela construção do texto atwoodiano, tendo por base a teoria de Alain Corbin, George Steiner e Maurice Blanchot sobre o silêncio. Os objetivos específicos referem-se ao entendimento do silêncio como linguagem repleta de significado, algo não exclusivo da palavra, e a relação desta com o silêncio e o enquadramento da Penelopeia como paródia da Odisseia, de Homero, seguindo o desenvolvido pela escritora Linda Hutcheon. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica. A dissertação está estruturada em: 1 Introdução; 2 O verso, o reverso e o antiverso: a palavra e o silêncio, capítulo no qual se revelam silêncio e palavra como fundamentais para a humanidade e a relação entre ambos; 3. O silêncio entre a vida real e a arte: um olhar sobre Corbin, Steiner e Blanchot, 3.1 Alain Corbin: espaço do silêncio, 3.2 George Steiner: eunuco do silêncio, 3.3 Maurice Blanchot: potência do silêncio, por meio desses três autores serão apresentadas as ocorrências do silêncio e sua construção de significado nas artes e na realidade; 4. Penelopeia: urdidura de silêncios, tessitura de sentidos e 4.1 Penelopeia, uma paródia, respectivamente, capítulo que traz a identificação e a análise do silêncio e a classificação da obra Penelopeia como paródia, conforme a teoria de Linda Hutcheon; 5 Silêncios finais, seção com as considerações sobre a pesquisa, os resultados encontrados, as possibilidades futuras e as dificuldades do processo. Espera-se comprovar, por meio da análise da Penelopeia, ser o silêncio, ao lado da palavra, responsável pela construção de sentido no texto literário. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atwood, Margaret, 1939- - Crítica e interpretação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Silêncio na literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paródia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corbin, Alain, 1936- | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Steiner, George, 1929-2020 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blanchot, Maurice, 1907-2003 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atwood, Margaret, 1939- - Criticism and interpretation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Silence in literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parody | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Título: dc.title | Penelopeia: a urdidura dos silêncios da rainha de Ítaca | - |
| Título: dc.title | The penelopiad: the weaving of the queen of Ithaca's silences | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: