
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Turmena, Leandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Turmena, Leandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Haas, Jucelaine | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vismara, Lilian de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Jéssica Cristina da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:40:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:40:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25233 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099768 | - |
| Descrição: dc.description | This work was elaborated through researches and bibliographic, in order to study possible mathematical reasoning skills in elementary school children, through playful practices that contributed to the development of creativity, reasoning, socialization and interaction between theory and practice. A list of games and games that explored the integral development of the student in both cognitive and social aspects was analyzed. In view of the studies, it was realized that different teaching strategies and methodologies can contribute to the advancement and effectiveness of learning, in addition to promoting better pedagogical interventions by the teacher. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho foi elaborado por meio de pesquisas e levantamentos bibliográficos, a fim de estudar possíveis habilidades do raciocínio matemático em crianças do ensino fundamental, através de práticas lúdicas que contribuíssem com o desenvolvimento da criatividade, raciocínio, socialização e interação entre a teoria e a prática. Foi analisado uma relação de jogos e brincadeiras que explorassem o desenvolvimento integral do aluno tanto no aspecto cognitivo quanto social. Diante dos estudos, percebeu-se que diferentes estratégias e metodologias de ensino podem contribuir com o avanço e efetivação da aprendizagem, além de promover melhores intervenções pedagógicas pelo professor. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O lúdico para o ensino da matemática: contribuições metodológicas | - |
| Título: dc.title | Playful for the teaching of mathematics: methodological contributions | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: