
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Isaura Alberton de | - |
| Autor(es): dc.creator | Caires, Rosimeire Aparecida de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:40:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:40:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21378 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099686 | - |
| Descrição: dc.description | Make proposals for change in organizational aspects is not an easy action for the manager and in the case of the public sector, we can say that the task is a little harder. This is due to resistance Faced by some servers and how changes are initiated and perpetrated through people, faced the biggest challenge is to motivate employees to be active agents in the change process. Thus this paper aims to present the analysis of results obtained through the action research and case study on the organizational changes of the SSRS Sector Regional Education Campo Mourão. The analysis was performed based on perceived changes after a job training and structuring of the workforce in the sector and the training provided to school officials who use the system (SSRS). The methodology used was action research, case study and qualitative research. Information was collected through direct interview and informal. In the data analysis it was concluded that the difficulties were many, however, significant changes in the organizational structure of the institution studied. It was also seen greater involvement in performing the work in the offices of courts and schools among them is teamwork, improved communication and reduced delinquency in meeting the deadlines for system power and sending documents to the Regional Center education. This goal was achieved and the plan of work was extended to the next year subject to adjustments that are necessary. | - |
| Descrição: dc.description | Apresentar propostas de mudança em aspectos organizacionais não é uma ação fácil para o gestor e em se tratando do setor público, se pode dizer que a tarefa é um pouco mais árdua. Isso se deve à resistência deparada por parte de alguns servidores e como as mudanças se iniciam e se perpetram através das pessoas, o maior desafio encarado é motivar os colaboradores para que sejam agentes ativos no processo de mudança. Desta forma o presente trabalho tem por objetivo apresentar a análise dos resultados obtidos por meio da pesquisa-ação e do Estudo de Caso, sobre as mudanças organizacionais do Setor SERE do Regional de Educação de Campo Mourão. A análise foi realizada com base nas mudanças percebidas após um trabalho de formação e estruturação da equipe de trabalho do setor e também à formação realizada para os funcionários das escolas que utilizam o Sistema SERE. A metodologia empregada foi à pesquisa-ação, o estudo de caso e a pesquisa qualitativa. As informações foram coletadas por meio de entrevista direta e informal. Na análise dos dados conclui-se que as dificuldades eram muitas, porém, houve mudanças significativas na estrutura organizacional da instituição pesquisada. Foi percebida também maior comprometimento na realização do trabalho nas secretarias das escolas jurisdicionadas e entre elas se destacam o trabalho em equipe, a melhoria da comunicação e a diminuição da inadimplência no cumprimento dos prazos estipulados para alimentação do sistema e o envio de documentos para o Núcleo Regional de Educação. O objetivo foi atingido e o plano de trabalho realizado foi prorrogado para o próximo ano sujeito a adequações que se fizerem necessárias. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de pessoal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grupos de trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organizational change | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organizational behavior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Personnel management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teams in the workplace | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Pública Municipal | - |
| Título: dc.title | Mudança organizacional do setor SERE (Sistema Estadual de Registro Escolar) do Núcleo Regional de Campo Mourão: estruturando o trabalho em equipe | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: