Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Botter, Fernanda | - |
Autor(es): dc.contributor | Botter, Fernanda | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Elaine Garcia de | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Marta Karina | - |
Autor(es): dc.creator | Candido, Raphaela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:39:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:39:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29572 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099606 | - |
Descrição: dc.description | Through self-knowledge in childhood it is possible to identify many aspects of the child’s personal and social individuality, as well as recognize their positive qualities, limitations and preferences. The project presented here uses graphic design tools to bring children closer to such reflections, often avoided in Western culture. To this end, it proposes the redesign of the philosophy book for children written by Jostein Gaarder, “I ask myself…”, which brings a series of questions that contribute to the development of self-knowledge. The motivation for this project came from the book visual narrative analysis, which allowed us to identify points in the visual communication that reinforce the negative connotation of the exercise of selfknowledge. The stages of this project consisted, therefore, in: analyzing the editorial project of the original book, redesigning of characters and visual narrative, researching illustration interaction strategies, creating pop-up mechanisms, developing illustrations adapted to the mechanisms created, and the final prototype. The complete process is documented here. | - |
Descrição: dc.description | Através do autoconhecimento na infância é possível identificar muitos aspectos da individualidade pessoal e social da criança, bem como reconhecer seus pontos positivos, suas limitações e preferências. O projeto aqui apresentado se utiliza de ferramentas do design gráfico para aproximar as crianças a estas reflexões que por muitas vezes, na cultura ocidental, são evitadas. Para tanto, propõe o redesign do livro de filosofia para crianças escrito por Jostein Gaarder, “Eu me pergunto…”, que traz uma série de perguntas que contribuem para o desenvolvimento do autoconhecimento. A motivação para este projeto veio da análise da narrativa visual da obra, que nos permitiu identificar pontos na comunicação visual que reforçam a conotação negativa do exercício do autoconhecimento. As etapas deste projeto consistiram, portanto, na análise do projeto editorial da obra original, no redesenho de personagens e narrativa visual, na pesquisa de estratégias de interação de ilustrações, na criação de mecanismos pop-up, execução das ilustrações adaptadas aos mecanismos criados, culminando nas etapas de execução do protótipo. O processo completo está aqui documentado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ilustração de livros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura Infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros-brinquedo - Ilustrações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic design (Typography) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Illustration of books | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Toy and movable books - Ilustrations | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Redesign do livro “Eu Me Pergunto...”, de Jostein Gaarder: redefinindo a experiência da filosofia na segunda infância | - |
Título: dc.title | Redesign of the book “I wonder”, by Jostein Gaarder: redefining the experience of philosophy in early childhood | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: