Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Luersen, Marco Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | Luersen, Marco Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Ansay, Samuel Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Dolinski, Henrique Otokovieski | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ricardo Janssen Harger da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:39:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:39:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35331 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099568 | - |
Descrição: dc.description | The chassis is one the main components in a vehicle, being responsible for the assemble of all other vehicle systems and components, such as the engine and suspension. In competition vehicles, the main chassis types are the tubular spaceframe, monocoques and a hybrid between the two of them. In monocoque and hybrid chassis, the use of composite materials with sandwich structures using a honeycomb as the core, are being often applied as then allow to reach lighter and stiffer structures. The stiffness of a frame, especially the torsional stiffness, is one of the main project parameters as it is necessary to guarantee the proper function of the suspension system. During the design stage, computational simulations thorough finite element analysis are a great tool to evaluate the torsional stiffness of a chassis. This project is inserted into this context, where the objective is to design a hybrid chassis, using composite materials, that meet the requirements of a formula SAE competition vehicle. Properties such as mass, using tridimensional chassis models, and torsional stiffness, through finite element analysis softwares, are evaluated. It is shown a comparison between the chassis models developed during this project and previous chassis used by the formula SAE team, Fórmula UTFPR, from UTFPR-Curitiba, which integrates the Formula SAE competition. | - |
Descrição: dc.description | O chassi é um dos principais componentes de um veículo, sendo responsável por acomodar todos os outros sistemas e componentes como o motor e a suspensão. Em veículos de competição, os principais tipos de chassi são os tubulares, monocoques e modelos híbridos entre os dois. Nos chassis monocoques e híbridos, a utilização de materiais compósitos, com estruturas sanduíche utilizando honeycombs como núcleo, se tornou uma solução muito aplicada, pois permite estruturas mais leves e rígidas. A rigidez de um chassi, em especial a torcional, é um dos principais parâmetros do projeto e dentre os diversos motivos que a tornam importante, está garantir o funcionamento da suspensão. Na fase de projeto, simulações pelo métodos dos elementos finitos se mostram uma excelente opção para avaliar a rigidez torcional de um chassi. Neste contexto se insere o presente trabalho, cujo objetivo é projetar um chassi híbrido, utilizando materiais compósitos, e que atendam aos requisitos de um veículo de competição fórmula SAE. São avaliadas as propriedades de massa, através de modelos tridimensionais do chassi, e rigidez torcional por meio de simulações pelo método de elementos finitos, utilizando softwares comerciais. É feito também um estudo comparativo entre o projeto de chassi obtido neste trabalho, com versões anteriores utilizadas pela equipe Fórmula UTFPR, projeto de extensão da UTFPR-campus Curitiba, e que participa da competição acadêmica Fórmula SAE. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais compostos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estruturas em favo de mel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método dos elementos finitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóveis - Molas e suspensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural analysis (Engineering) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composite materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | Honeycomb structures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finite element method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobiles - Springs and suspension | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Avaliação estrutural de um chassi de fórmula SAE em material compósito | - |
Título: dc.title | Structural analysis of a formula SAE chassis with composite materials | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: