
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Varela, Paulo Júnior | - |
| Autor(es): dc.contributor | Varela, Paulo Júnior | - |
| Autor(es): dc.contributor | Assolini, Bryam Fernando Lopes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Hotz, Celso | - |
| Autor(es): dc.creator | Pavan, Douglas Perão | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Luis Henrique Pangartte | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:39:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:39:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35188 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099461 | - |
| Descrição: dc.description | In the Brazilian socioeconomic context, the lack of financial education is a growing concern, especially among pre-adolescents. This work presents the development of an educational game on the Construct 2 platform, aiming to promote financial education interactively. The game allows players to explore financial concepts such as budgeting, saving, investing, and debt management, preparing them to face financial challenges in the future. The justification for this project lies in the need to equip young people with solid financial knowledge, given the high rate of indebtedness and lack of savings among Brazilian families. The overall objective is to assist in the teaching and learning process of financial education for pre-adolescents through a digital educational game. Specific objectives include selecting appropriate financial content for the pre-adolescent age group, developing an interactive storyline, and creating engaging learning objects. Methodologically, this work is classified as applied research with a qualitative approach. The research is descriptive-exploratory, based on a bibliographic reference that was transformed into visual, interactive, and engaging content for the game. The adopted procedure was a case study, focusing on a specific theme. The game's development followed the PDCA (Plan-Do-Check-Act) cycle, ensuring a systematic and iterative approach to creating and improving the educational software. It is concluded that the developed educational game can be a valuable tool for financial education, contributing to forming a more financially conscious and prepared generation. | - |
| Descrição: dc.description | No contexto socioeconômico brasileiro, a falta de educação financeira é uma preocupação crescente, especialmente entre pré-adolescentes. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional na plataforma Construct 2, visando promover a educação financeira de maneira interativa. O jogo permite aos jogadores explorar conceitos financeiros, como orçamento, economia, investimento e gerenciamento de dívidas, preparando-os para enfrentar desafios financeiros no futuro. A justificativa para este projeto reside na necessidade de capacitar jovens com conhecimentos financeiros sólidos, dada a alta taxa de endividamento e a falta de economias nas famílias brasileiras. O objetivo geral é auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de educação financeira para pré-adolescentes por meio de um jogo educacional digital. Os objetivos específicos incluem a seleção de conteúdos financeiros adequados para a faixa etária de pré-adolescentes, o desenvolvimento de um enredo interativo e a criação de objetos de aprendizagem lúdicos. Na metodologia, este trabalho é classificado como uma pesquisa de finalidade aplicada e abordagem qualitativa. A pesquisa é descritiva-exploratória, baseada em referencial bibliográfico transformado em conteúdos visuais, interativos e lúdicos para o jogo. O procedimento adotado foi o estudo de caso, focando em um tema específico. O desenvolvimento do jogo seguiu o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), garantindo uma abordagem sistemática e iterativa para a criação e aprimoramento do software educacional. Conclui-se que o jogo educacional desenvolvido pode ser uma ferramenta valiosa para a educação financeira, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e preparada para gerir suas finanças pessoais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software educacional - Jogos para computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orçamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investimentos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Budget | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investments | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
| Título: dc.title | Desafio financeiro: um jogo educacional digital para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de educação financeira para pré-adolescentes | - |
| Título: dc.title | Financial challenge: a digital educational game to assist in the teaching and learning process of financial education for pre-adolescents | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: