Análise de acessibilidade segundo a NBR 9050:2020 nos colégios públicos do município de Juranda – Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Vera Lúcia Barradas-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Vera Lúcia Barradas-
Autor(es): dc.contributorSouza, Paula Cristina de-
Autor(es): dc.contributorSzpak, Wesley-
Autor(es): dc.creatorRebecchi, João Victor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:39:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:39:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099416-
Descrição: dc.descriptionEvery citzen has the right to education and to ensure this, schools must be accessible places, allowing access to anyone regardless your possible physical limitations. This paper contains the analisys of acessibility of the State High School João Maffei Rosa and the Municipal School Paulo Roberto H. Hrehuchuk, both located in the city of Juranda – Paraná, showin which parameters are in compliance, or not, with the NBR 9050:2020, standard that defines the rules to make a place accessible. Using records and on-site analysis, it was found that the high school is in critical accessibility situation, as no analyzed item was in accordance with the standard. In the school the situation is different, as this one contains a accessible route and support bars in required locations, as example. In this way, so that any student, employee or visitors can make full use of the analyzed institution, this spaces must be adequated to the standard.-
Descrição: dc.descriptionTodo cidadão possui direito à educação e para que este seja garantido, escolas e colégios devem ser locais acessíveis, permitindo assim o acesso a qualquer indivíduo independentemente de suas possíveis limitações físicas. Este trabalho contém a análise de acessibilidade do Colégio Estadual João Maffei Rosa e da Escola Municipal Paulo Roberto H. Hrehuchuk, ambos localizados no município de Juranda – Paraná, mostrando quais parâmetros estão conformes, ou não, com a NBR 9050:2020, norma que define os critérios para tornar um local acessível. Por meio de registros e análises in loco, constatou-se que o colégio estadual está em situação crítica de acessibilidade, já que nenhum item analisado estava de acordo com a norma. Para a escola municipal, a situação é diferente, já que esta conta com uma rota acessível e barras de apoio nos locais necessários, por exemplo. Dessa forma, para que qualquer estudante, funcionário ou visitante possa utilizar de maneira completa os ambientes analisados, os espaços devem passar por adequações que atendam à norma.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de acessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBarrier-free design-
Palavras-chave: dc.subjectStandards, Engineering-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL-
Título: dc.titleAnálise de acessibilidade segundo a NBR 9050:2020 nos colégios públicos do município de Juranda – Paraná-
Título: dc.titleAnalysis of the acessibility according to NBR 9050:2020 of public schools in the city of Juranda – Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.