Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Paula Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Szpak, Wesley | - |
Autor(es): dc.creator | Rebecchi, João Victor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:39:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:39:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099416 | - |
Descrição: dc.description | Every citzen has the right to education and to ensure this, schools must be accessible places, allowing access to anyone regardless your possible physical limitations. This paper contains the analisys of acessibility of the State High School João Maffei Rosa and the Municipal School Paulo Roberto H. Hrehuchuk, both located in the city of Juranda – Paraná, showin which parameters are in compliance, or not, with the NBR 9050:2020, standard that defines the rules to make a place accessible. Using records and on-site analysis, it was found that the high school is in critical accessibility situation, as no analyzed item was in accordance with the standard. In the school the situation is different, as this one contains a accessible route and support bars in required locations, as example. In this way, so that any student, employee or visitors can make full use of the analyzed institution, this spaces must be adequated to the standard. | - |
Descrição: dc.description | Todo cidadão possui direito à educação e para que este seja garantido, escolas e colégios devem ser locais acessíveis, permitindo assim o acesso a qualquer indivíduo independentemente de suas possíveis limitações físicas. Este trabalho contém a análise de acessibilidade do Colégio Estadual João Maffei Rosa e da Escola Municipal Paulo Roberto H. Hrehuchuk, ambos localizados no município de Juranda – Paraná, mostrando quais parâmetros estão conformes, ou não, com a NBR 9050:2020, norma que define os critérios para tornar um local acessível. Por meio de registros e análises in loco, constatou-se que o colégio estadual está em situação crítica de acessibilidade, já que nenhum item analisado estava de acordo com a norma. Para a escola municipal, a situação é diferente, já que esta conta com uma rota acessível e barras de apoio nos locais necessários, por exemplo. Dessa forma, para que qualquer estudante, funcionário ou visitante possa utilizar de maneira completa os ambientes analisados, os espaços devem passar por adequações que atendam à norma. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Standards, Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise de acessibilidade segundo a NBR 9050:2020 nos colégios públicos do município de Juranda – Paraná | - |
Título: dc.title | Analysis of the acessibility according to NBR 9050:2020 of public schools in the city of Juranda – Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: