Métodos e técnicas na educação: um novo olhar sobre a instituição de educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Edna Antunes de Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:39:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:39:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20875-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099393-
Descrição: dc.descriptionThis work had as theme: Methods and techniques in Education: a new perspective on the institution of early childhood education and aimed to analyze the pedagogical practices directed to care- education in a child Education Center of Umuarama, also contributing with discussions concerning the context of early childhood education and the role of the teacher.The methodology used was based on the practice of research in qualitative and quantitative research, which had as target audience, families, teachers and school officer. The study began with a theoretical foundation needed for the analyzes, highlighting the historic contextualization Brazilian Child Education, education before the current social panorama, the characteristics of this space intended for small children and the pedagogical work of professor of early childhood education.Thus, the result of this work is not termination was, but provocative, and as such you want to contribute to future studies and reflections on the Early Childhood education, in addition to providing support theoretical-practical on the educational work of these professionals.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática: Métodos e técnicas na Educação: um novo olhar sobre a instituição de educação infantil e objetivou-se analisar as práticas pedagógicas voltadas ao cuidado e a educação em um Centro de Educação infantil de Umuarama, contribuindo também com discussões relativas ao contexto da educação infantil e ao papel do professor. A metodologia utilizada baseou-se na prática de investigação segundo pesquisa qualitativa e quantitativa, a qual teve como público-alvo, famílias, professores e gestor escolar. O estudo iniciou-se com a fundamentação teórica necessária para as análises, ressaltando acontextualização histórica brasileira da Educação Infantil, a educação diante do panorama social atual, as características desse espaço destinado às crianças pequenas e o trabalho pedagógico do professor de educação infantil. Assim, o resultado desse trabalho não é terminativo, mas provocativo e, como tal, pretende contribuir para futuros estudos e reflexões sobre a educação Infantil, além de oferecer suporte teórico-prático sobre o trabalho educativo desses profissionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pré-escolar - Participação dos pais-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de educação pré-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Preschool - Parent participation-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectPreschool teachers-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleMétodos e técnicas na educação: um novo olhar sobre a instituição de educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.