Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo Filho, Paulo Sergio de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2861766195446524 | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo Filho, Paulo Sergio de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2861766195446524 | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Eduardo Lemes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/6059814464331789 | - |
Autor(es): dc.contributor | Richardo, Jaiana | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8282601477684526 | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Pollyanna Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:39:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:39:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36628 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099391 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional "O mundo invisível dos microrganismos: Guia prático para professores" | - |
Descrição: dc.description | Science teaching in Early Childhood Education is implicitly addressed in the BNCC Fields of Experience, without including a specific component for the area. This research investigated how inquiry-based teaching can promote scientific literacy and develop scientific skills in five-year- o ld children, using the theme of microorganisms. Of a qualitative and longitudinal nature, the research collected data in three moments: pre-test, post-test and retention test. Scientific literacy indicators, semiotic records and children's speeches during investigative activities were applied. The results advanced the conceptual understanding of microorganisms and the development of scientific skills, such as observation and explanation, proving the effectiveness of inquiry-based teaching in Early Childhood Education. | - |
Descrição: dc.description | O ensino de Ciências na Educação Infantil é abordado de forma implícita nos Campos de Experiência da BNCC, sem incluir um componente específico para a área. Esta pesquisa investigou como o ensino por investigação pode promover a alfabetização científica e desenvolver habilidades científicas em crianças de cinco anos, utilizando o tema dos microrganismos. De caráter qualitativo e longitudinal, a pesquisa coletou dados em três momentos: pré-teste, pós-teste e teste de retenção. Foram analisados indicadores de alfabetização científica, registros semióticos e falas das crianças durante atividades investigativas. Os resultados demonstraram avanços no entendimento conceitual sobre microrganismos e no desenvolvimento de habilidades científicas, como observação e explicação, comprovando a eficácia do ensino por investigação na Educação Infantil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inquiry-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early Childhood Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Potencialidades dos registros semióticos na educação infantil: explorando os microrganismos para a promoção da alfabetização científica | - |
Título: dc.title | Potential of semiotic records in early childhood education: exploring microorganisms to promote scientific literacy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: