Potencialidades dos registros semióticos na educação infantil: explorando os microrganismos para a promoção da alfabetização científica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamargo Filho, Paulo Sergio de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524-
Autor(es): dc.contributorCamargo Filho, Paulo Sergio de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Eduardo Lemes-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/6059814464331789-
Autor(es): dc.contributorRichardo, Jaiana-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8282601477684526-
Autor(es): dc.creatorMoura, Pollyanna Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:39:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:39:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36628-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099391-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produto educacional "O mundo invisível dos microrganismos: Guia prático para professores"-
Descrição: dc.descriptionScience teaching in Early Childhood Education is implicitly addressed in the BNCC Fields of Experience, without including a specific component for the area. This research investigated how inquiry-based teaching can promote scientific literacy and develop scientific skills in five-year- o ld children, using the theme of microorganisms. Of a qualitative and longitudinal nature, the research collected data in three moments: pre-test, post-test and retention test. Scientific literacy indicators, semiotic records and children's speeches during investigative activities were applied. The results advanced the conceptual understanding of microorganisms and the development of scientific skills, such as observation and explanation, proving the effectiveness of inquiry-based teaching in Early Childhood Education.-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Ciências na Educação Infantil é abordado de forma implícita nos Campos de Experiência da BNCC, sem incluir um componente específico para a área. Esta pesquisa investigou como o ensino por investigação pode promover a alfabetização científica e desenvolver habilidades científicas em crianças de cinco anos, utilizando o tema dos microrganismos. De caráter qualitativo e longitudinal, a pesquisa coletou dados em três momentos: pré-teste, pós-teste e teste de retenção. Foram analisados indicadores de alfabetização científica, registros semióticos e falas das crianças durante atividades investigativas. Os resultados demonstraram avanços no entendimento conceitual sobre microrganismos e no desenvolvimento de habilidades científicas, como observação e explicação, comprovando a eficácia do ensino por investigação na Educação Infantil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em investigação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInformation literacy-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInquiry-based learning-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titlePotencialidades dos registros semióticos na educação infantil: explorando os microrganismos para a promoção da alfabetização científica-
Título: dc.titlePotential of semiotic records in early childhood education: exploring microorganisms to promote scientific literacy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.