
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Fabiana Goia Rosa de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Ewerton Clayton Alves da | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lucas Chierrito de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:39:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:39:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33673 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099352 | - |
| Descrição: dc.description | This work addresses social inclusion through accessibility in schools, based on the literature review that addresses the social, legal and technical aspects of the subject and NBR 9050(ABNT,2020). The study in question has the general objective of verifying the external and internal accessibility of buildings in municipal schools located in the urban area of Goioerê - PR and if they are in accordance with NBR 9050(ABNT,2020). To carry out the verification, a checklist was prepared based on the current norm in order to facilitate the analysis of the accessibility conditions found in schools. This analysis instrument was applied in three municipal public schools chosen in conjunction with the municipality's Department of Education, which corresponds to a sample of approximately 37.5% of municipal schools in this locality. The checklist was used to confront what NBR 9050(ABNT,2020) describes as parameters, with the reality found in schools. Subsequently, all the indicators of the constructive aspects found were described, and everything that was in non-compliance with the technical standard was highlighted. Next, the analysis of the data obtained and the indication of suggestions for adjustments of the items that are in disagreement with NBR 9050(ABNT,2020) were carried out. In this context, it is emphasized that it is necessary to identify the demand for adjustments in schools, so that people with some type of disability can study without any type of barrier and assert their unconditional right to education and teaching. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho aborda a inclusão social por meio da acessibilidade nas escolas, tendo como base para sua realização a revisão da literatura que aborda os aspectos sociais, legais e técnicos sobre o tema e a NBR 9050(ABNT,2020). O estudo em questão possuí o objetivo geral de verificar a acessibilidade externa e interna das edificações nas escolas municipais localizadas na área urbana de Goioerê - PR e se as mesmas se encontram de acordo com a NBR 9050(ABNT,2020). Para realizar a verificação, foi elaborado com base na norma vigente um checklist com o intuito de facilitar a análise das condições de acessibilidade encontradas nas escolas. Este instrumento de análise foi aplicado em três escolas públicas municipais escolhidas em conjunto com a Secretaria de Educação do município, o que corresponde a uma amostragem com cerca de 37,5% das escolas municipais desta localidade. O checklist foi utilizado para confrontar o que a NBR 9050(ABNT,2020) descreve como parâmetros, com a realidade encontrada nas escolas. Posteriormente, foi descrito todos os indicadores dos aspectos construtivos encontrados, e evidenciado tudo o que estava em desconformidade com a norma técnica. Na sequência, foi realizada a análise dos dados obtidos e a indicação de sugestões de adequações dos itens que estão em divergência com a NBR 9050(ABNT,2020). Neste contexto, destaca-se que é necessário identificar a demanda de adequações nas escolas, para que pessoas com algum tipo de deficiência, possam estudar sem nenhum tipo de barreira e fazer valer seu direito incondicional à educação e ao ensino. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public buildings - Barrier-free design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Standards, Engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
| Título: dc.title | Análise da acessibilidade em escolas municipais na cidade de Goioerê-PR | - |
| Título: dc.title | Analysis of accessibility in municipal schools in the city of Goioerê-PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: