
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Casagrande Junior, Eloy Fassi | - |
| Autor(es): dc.creator | Siqueira, Adriano Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:38:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:38:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/955 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099306 | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation presents the approach of the importance of university-industry interactions in the academic environment, focusing on the description of the construction of building the Green Office Federal Technological University of Parana, Curitiba campus, which was made possible through partnerships with companies. Analyzes the historical basis of university-business relations in Brazil, and highlights the advantages and requirements arising from this interaction of academia with the productive sector. Discusses the reasons that sparked the interest in the companies to invest in this relationship, offering products and services for the feasibility of the construction of the Green Office. Demonstrates the importance of such a project for the university, as well as examines the foundations of creating a multidisciplinary junior company will be based at the Green Office, which will advise green. To complement the descriptive analysis of how was the process of interaction, the study found through a questionnaire sent to key business partners such as the expectations for their participation in an academic project and they expect this relationship after completion of the building. Bring the analyzes as a result of these partnerships, which demonstrate that since it has an environment conducive to mutual gains, companies appear to be supportive and add to academic projects. It highlights the desire of those in training professionals in their technologies and services still in college, seeing it as a trainer of labor. In terms of social and environmental responsibility, it was found that companies want to link your name to projects that go back to such initiatives, given that they work with products and services that have environmental appeal. The Green Office proved to be a showcase in the field of sustainability and awareness for the environment, the target of numerous articles in various media. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta a abordagem da importância da interação universidade empresa no ambiente acadêmico, com foco na descrição da construção da edificação do Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Curitiba, que foi viabilizado a partir de parcerias com empresas. Analisa as bases históricas das relações universidade-empresa no Brasil, e evidencia as vantagens e necessidades advindas de tal interação do meio acadêmico com o setor produtivo. Discute as motivações que despertaram nas empresas o interesse em investir nesta relação, ofertando produtos e serviços para a viabilização do projeto de construção do Escritório Verde. Demonstra a importância de tal projeto para a universidade, bem como analisa as bases de criação de uma empresa Junior multidisciplinar que terá como sede o Escritório Verde, a qual prestará consultoria verde. Complementando a análise descritiva de como se deu o processo de interação, o estudo verificou por meio de um questionário enviado às principais empresas parceiras quais as expectativas destas quanto a sua participação em um projeto acadêmico e o que elas esperam desta relação após a conclusão da edificação. Traz como resultado as análises destas parcerias, as quais demonstraram que desde que se tenha um ambiente propício com ganhos mútuos, as empresas mostram-se solidárias e agregam-se a projetos acadêmicos. Evidencia o desejo das mesmas em capacitar profissionais em suas tecnologias e serviços ainda na universidade, enxergando a mesma como formadora de mão de obra. Em termos de responsabilidade socioambiental, verificou-se que as empresas desejam vincular seu nome a projetos que remontam a tais iniciativas, tendo em vista que estes trabalham com produtos e serviços que possuem apelo ambiental. O Escritório Verde mostrou-se uma vitrine no ramo da sustentabilidade e conscientização para com o meio ambiente, sendo alvo de inúmeras reportagens em mídias diversas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incubadoras de empresas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empresas novas - Aspectos ambientais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Business incubators | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | New business enterprises - Environmental aspects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Green technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Civil engineering | - |
| Título: dc.title | Processo de interação escola-empresa: o caso do escritório verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: