Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nava, Daniela Trentin | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2131-3754 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6681448607094595 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Regiane Slongo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8560-916X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3383322132577252 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nava, Daniela Trentin | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2131-3754 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6681448607094595 | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Francieli Cristina Agostinetto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5874-9773 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8670412633799111 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Regiane Slongo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8560-916X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3383322132577252 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vinciguerra, Robson Willians | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0611-2471 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3992629684506399 | - |
Autor(es): dc.creator | Rigoti, Carlos Eduardo Dominicali | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:38:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:38:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29774 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099135 | - |
Descrição: dc.description | With the advance in technology and science, traditional teaching methods are no longer so effective in the teaching-learning process. We live in a century of constant transformations, in which the foundations of knowledge must be supported by creative learning and student protagonism. It is necessary to pursue new strategies to approach subjects of mathematical knowledge in a playful and active manner. Therefore, based on this problematic we developed this work, which consisted on the application of a didactic sequence for studying triangle classification, executed with 9th grade students from a state high school of the Umuarama education nucleus, resorting the rotations by stations model and the Software Scratch. The didactic sequence was formulated based on subjects of knowledge from the Geometry thematic unit, of the curricular component of Mathematics and its Technologies, Five work phases were staged with activities and programming routines on Scratch. A test with questions from previous years of the SAEB’s test was applied as a form of assessment of the covered content, which revealed interesting results, around 78% of hits. Another importante result was the progress of the school’s Math grades in the SAEB’s test by 7,32 points, revealing that the didactic sequence and the use of Scratch significantly contribute to student’s learning. | - |
Descrição: dc.description | Com o avanço da tecnologia e da ciência, os métodos tradicionais1 de ensino deixaram de ser tão eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Vivemos um século de constantes transformações, em que os alicerces do conhecimento devem ser apoiados em promover a aprendizagem criativa e no estudante como protagonista. Buscar novas estratégias para abordar objetos do conhecimento matemático de forma lúdica e ativa se faz necessário. Portanto, com base nessa problemática desenvolvemos este trabalho, que consistiu na aplicação de uma sequência didática2 para o estudo de classificação de triângulos realizada com estudantes do 9º ano de um colégio estadual do núcleo de Umuarama, utilizando o modelo de rotações por estações e o Software Scratch. A sequência didática foi elaborada com base nos objetos do conhecimento da unidade temática de geometrias, do componente curricular de matemática e suas tecnologias. Cinco etapas de trabalho foram organizadas com atividades e rotinas de programação no Scratch. Foi aplicado um simulado com questões da prova SAEB de anos anteriores como forma de avaliação do conteúdo abordado, o qual teve um resultado bastante interessante, cerca de 78% de acertos. Outro resultado importante foi o avanço na nota de matemática da prova SAEB do colégio em 7,32 pontos, mostrando que a sequência didática e o uso do Scratch contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch (Linguagem de programação de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem centrada no aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Triângulo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch (Computer program language) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student-centered learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Triangle | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Sequência didática com uso do software Scratch para o ensino da classificação dos triângulos quanto aos seus lados e ângulos | - |
Título: dc.title | Lesson sequencing by using the software Scratch for teaching classification of triangles as to their sides and angles | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: