
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
| Autor(es): dc.contributor | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lenz, Jorge Alberto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Soboll, Danyel Scheidegger | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Douglas Nascimento de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:38:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:38:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34765 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099094 | - |
| Descrição: dc.description | This paper seeks to propose a Didactic Sequence for the content of the Photoelectric Effect, intended for the final stage of the third year of high school. To do só, it investigates how the History and Philosophy of Science and the elements of Modern and Contemporary Physics are manifested in the message of the Common National Curricular Base, a guiding document in force in the education systems. With the results of the research, the promotion of the elements of history of science and modern physics was verified, in addition to a biased characteristic for the labor market and the scientific literacy function of education. The interpretation and organization of the data allowed us to schematize the sequence of lessons in order to explore the elements and assumptions of the guiding document along with the didactic methodological composition of the three pedagogical moments. To support the didactic content of the sequence, supporting materials were elaborated, fruits of a didactic transposition, which explores the history of science in the development of the photoelectric effect and a sequence of experimental activities using electric circuits allied with simulation resources. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho busca propor uma Sequência Didática para o conteúdo do Efeito Fotoelétrico, destinada à etapa final do terceiro ano do ensino médio. Para tanto, investiga-se como a História e Filosofia da Ciência e os elementos da Física Moderna e Contemporânea se manifestam na mensagem da Base Nacional Comum Curricular, documento orientador que vigora nos sistemas de ensino. Com os resultados da pesquisa, verificou-se a promoção dos elementos de história da ciência e da física moderna, além de uma característica enviesada para o mercado de trabalho e a função de letramento científico da educação. A interpretação e organização dos dados permitiram esquematizar a sequência das aulas de modo a explorar os elementos e pressupostos do documento orientador junto com a composição didática metodológica dos três momentos pedagógicos. Para fundamentar o conteúdo didático da sequência, foram elaborados materiais de apoio, frutos de uma transposição didática, que explora a história da ciência no desenvolvimento do efeito fotoelétrico e uma sequência de atividades experimentais utilizando circuitos elétricos aliados com recursos de simulação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotoeletricidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Experiências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Photoelectricity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - History | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Philosophy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Experiments | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
| Título: dc.title | Proposta de sequência didática para o efeito fotoelétrico no ensino médio: história, experimentos e aplicações | - |
| Título: dc.title | A proposal of didactic sequence for the photoelectric effect in high school: history, experiments and applications | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: