Centro municipal de educação infantil Montessori Abranches, Curitiba - PR: arquitetura que semeia o desenvolvimento infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Orlando Pinto-
Autor(es): dc.contributorChaves, Rita Mirele Patron-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Giceli Portela Cunico de-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Orlando Pinto-
Autor(es): dc.contributorVaz, Murad Jorge Mussi-
Autor(es): dc.creatorKozowiski, Nicole-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:38:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:38:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38118-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1099074-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to deepen the understanding of the importance of architecture in early childhood education environments and how children’s interaction with these spaces influences their development. Based on this understanding, the project of the Abranches Municipal Montessori Center for Early Childhood Education is proposed. Inspired by the Montessori Method and with an emphasis on the relevance of physical space for learning, the project aims to create an environment that stimulates autonomy, connection with nature, and social relationships. Through the analysis of case studies and design guidelines, characteristics and strategies have been identified that contribute to the creation of an educational environment suitable for children’s needs.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre a importância da arquitetura nos ambientes de ensino infantil e como a interação das crianças com esses espaços influencia seu desenvolvimento. Com base nessa compreensão, propõe-se o projeto do Centro Municipal de Ensino Infantil Montessori Abranches. Inspirado no Método Montessori e com ênfase na relevância do espaço físico para a aprendizagem, o projeto visa criar um ambiente que estimule a autonomia, a conexão com a natureza e as relações sociais. Por meio da análise de estudos de caso e diretrizes projetuais, foram identificadas características e estratégias que contribuem para a criação de um ambiente educacional adequado às necessidades das crianças.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherArquitetura e Urbanismo-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori, Método de educação-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura - Fatores humanos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEdifícios escolares - Projetos e plantas-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori method of education-
Palavras-chave: dc.subjectArchitecture - Human factors-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectSchool environment-
Palavras-chave: dc.subjectSchool buildings - Designs and plans-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO-
Título: dc.titleCentro municipal de educação infantil Montessori Abranches, Curitiba - PR: arquitetura que semeia o desenvolvimento infantil-
Título: dc.titleAbranches municipal Montessori center for early childhood education, Curitiba - PR: architecture that nurtures child development-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.