Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.creator | Back, Salete de Fátima Copati | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:37:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:37:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21105 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098984 | - |
Descrição: dc.description | Teacher training and constant improvement of knowledge are key factors for improving techniques and teaching methods used to optimize the teaching and learning of the basic disciplines of high school. Therefore, this study aimed to assess the impact of continued academic training in teaching and learning in Mathematics in Secondary Education in public schools from Medianeira – Paraná State. To achieve the expected results, we used the questionnaire as a tool for data collection, which were applied to mathematics teachers from public schools in Medianeira city. It was found that the teachers surveyed have a good level of training and are generally satisfied with the continuing education courses offered to them, but emphasize that it is necessary to improve the methodology used in these courses, as well as the content covered. The continuous improvement of teachers contributes to increasing of the quality of education in the country and consequently to the social, educational and even technological development. | - |
Descrição: dc.description | A formação de professores e aprimoramento constante do saber são fatores chave para o aperfeiçoamento das técnicas e métodos de ensino utilizados para a otimização do ensino e da aprendizagem das disciplinas básicas do Ensino Médio. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o impacto da formação acadêmica continuada no ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática no Ensino Médio em escolas públicas do município de Medianeira Paraná. Para alcançar os resultados esperados, utilizou-se questionário como ferramenta para a coleta de dados, que foram aplicados a professores de Matemática da rede pública de ensino no município de Medianeira. Constatou-se que os professores pesquisados possuem um bom nível de formação e estão de modo geral satisfeitos com os cursos de formação continuada lhes oferecidos, porém destacam que é preciso aprimorar a metodologia utilizada nestes cursos, assim como os conteúdos abordados. O contínuo aprimoramento dos professores contribui para o aumento da qualidade de ensino do país e consequentemente para o desenvolvimento social, educacional e até mesmo tecnológico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho qualificado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Skilled labor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A formação acadêmica e continuada para professores da disciplina de matemática no ensino médio das escolas públicas de Medianeira - Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: