Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7763-7777 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0374183564751938 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9286-2377 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9398939064935155 | - |
Autor(es): dc.contributor | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7763-7777 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0374183564751938 | - |
Autor(es): dc.contributor | Berticelli, Danilene Gullich Donin | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4202253939821084 | - |
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4313837720967509 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9286-2377 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9398939064935155 | - |
Autor(es): dc.creator | Vitorassi, Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:37:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:37:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34990 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098954 | - |
Descrição: dc.description | The present study aims to characterize errors made by middle school students in solving a question involving the placement of rational numbers with different representations (fractions, decimals, and percentages) on the number line. To achieve this goal, it was analyzed a question applied to 203 students (across sixth, seventh, eighth, and ninth grades) from a State School located in the West of Paraná, with Error Analysis and Content Analysis as theoretical and methodological frameworks. By conducting a detailed analysis of the students' responses, patterns were identified, and the following error categories were established: incomplete resolution, failure to recognize percentage representations and locate them on the number line, distraction, and lack of articulation between the representations of rational numbers. The study concludes that out of the 129 students who attempted the question, 70.5% answered incorrectly by using inconsistent locations on the number line, 28% partially solved the question by demonstrating an understanding of fractions as quotients, and 1.5% of the students answered correctly, albeit with occasional errors considered as distractions. The analyses revealed a lack of flexibility in converting between the different representations of rational numbers on the number line, suggesting new teaching strategies to enhance the understanding of this content throughout middle school. Thus, we emphasize the relevance of educational products for the training of Mathematics teachers in middle school, from sixth to ninth grades, with activities that can help promote the integration of concepts of different representations of rational numbers, considered fundamental for students, both in their academic and everyday lives. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo objetiva caracterizar erros cometidos por alunos do Ensino Fundamental Anos Finais na resolução de uma questão que envolvia localização de números racionais com diferentes representações (frações, decimais e porcentagens) na reta numérica. Para alcançar esse objetivo, foi analisada uma questão aplicada a 203 alunos (duas classes: de sextos, sétimos, oitavos e nonos anos), de um Colégio Estadual localizado no Oeste do Paraná, tendo como referenciais teórico e metodológico a Análise de Erro e Análise de Conteúdo. Por meio da análise minuciosa das respostas dos alunos foram identificados padrões e construídas as seguintes categorias para os erros: por incompletude na resolução; no reconhecimento das representações de porcentagens e na localização na reta numérica; por distração; e, pela inexistência da articulação entre as representações do número racional. O estudo conclui que, dos 129 alunos que resolveram a questão, 70,5% deles a responderam incorretamente por utilizarem localizações pouco coerentes na reta numérica, 28% acertaram a resolução parcialmente por demonstrarem compreender a fração como quociente, e 1,5% dos alunos responderam corretamente, porém com erros pontuais considerados como distração. As análises revelaram falta de flexibilidade na conversão entre as diferentes representações do número racional na reta numérica, sugerindo novas estratégias de ensino que potencializem a compreensão desse conteúdo ao longo do Ensino Fundamental. Deste modo, destacamos a relevância do produto educacional proposto para formação de professores de Matemática do Ensino Fundamental Anos Finais, dos sextos aos nonos anos, com atividades que possam auxiliar a promover a articulação dos conceitos das diferentes representações dos números racionais, consideradas como fundamentais para os alunos, tanto para a vida escolar como cotidiana. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Números racionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Numbers, rational | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Os números racionais e suas diferentes representações na reta numérica: os erros de alunos do ensino fundamental II | - |
Título: dc.title | Rational numbers and their different representations on the number line: the errors of middle school students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: