Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Frasson, Antonio Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1229-9009 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4888650601323596 | - |
Autor(es): dc.contributor | Taveira, Cristiane Correia | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9626-4921 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8341110985719702 | - |
Autor(es): dc.creator | Vasicki, Marcelo Elisio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:37:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:37:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33864 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098830 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Série de Vídeos Educativos Bilíngues Libras-Português: educação sexual bilíngue para surdos | - |
Descrição: dc.description | The general aim of the research is to express the expected contributions of bilingual Libras-Portuguese video lessons as an inclusive didactic resource for Health Education in Science teaching. As a methodological procedure, the following stages were defined: (i) bibliographic survey; (ii) documentary research, with analysis of curricular documents that guide the teaching of Sciences in Basic Education; (iii) preparation of the final product, with the production of bilingual Libras-Portuguese educational videos, on Sex Education, for Health Education of deaf and hearing students. Due to complications in the process, only the first video in the Bilingual Sex Education for the Deaf series was produced, featuring signs referring to the human body and others that make up a general vocabulary related to sexuality and gender diversity. In summary, this research shows that videos in Libras play a fundamental role in promoting sexual health in the deaf community, offering accessible, understandable and culturally relevant information about STIs. With a continued focus on interdisciplinary collaboration, content quality and dissemination strategies, these resources can become a powerful tool for reducing the incidence of STIs and improving the overall health of the deaf community. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa tem como objetivo geral expressar as contribuições esperadas de vídeoaulas bilíngues Libras-português como recurso didático inclusivo para Educação em Saúde no ensino de Ciências. Como procedimento metodológico, foram definidas as etapas: (i) levantamento bibliográfico; (ii) pesquisa documental, com análise de documentos curriculares que orientam o ensino de Ciências na Educação Básica; (iii) elaboração do produto final, com a produção de vídeos educativos bilíngues Libras-português, sobre Educação Sexual, para Educação em Saúde de alunos surdos e ouvintes. Devido a intercorrências no processo, foi elaborado somente o primeiro vídeo da série Educação Sexual Bilíngue para Surdos, com a apresentação de sinais referentes ao corpo humano e outros que compõem um vocabulário geral, relacionados à sexualidade e a diversidade de gêneros. Em síntese, esta pesquisa evidencia que os vídeos em Libras desempenham um papel fundamental na promoção da saúde sexual na comunidade surda, oferecendo informações acessíveis, compreensíveis e culturalmente relevantes sobre as IST. Com um foco contínuo na colaboração interdisciplinar, qualidade do conteúdo e estratégias de divulgação, esses recursos podem se tornar uma ferramenta poderosa para reduzir a incidência de IST e melhorar a saúde geral da comunidade surda. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação bilíngue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual para pessoas com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doenças sexualmente transmissíveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Bilingual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sex instruction for people with disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexually transmitted diseases | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Educação em saúde no ensino de ciências: videoaulas bilíngues libras-português sobre infecções sexualmente transmissíveis | - |
Título: dc.title | Health education in science teaching: bilingual libras-portuguese video lessons on sexually transmitted infections | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: