Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cresto, Lindsay Jemima | - |
Autor(es): dc.contributor | Cresto, Lindsay Jemima | - |
Autor(es): dc.contributor | Vörös, Anna Lúcia da Silva Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Marta Karina | - |
Autor(es): dc.creator | Maynart, Letícia Bito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:37:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:37:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35100 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098808 | - |
Descrição: dc.description | This Undergraduate thesis is a case study of the Irish lace produced by the Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa em Divina Pastora (Asderen), in the city of Divina Pastora, in the state of Sergipe, with the goal of investigating how the analysis of this particular craft can enhance design practice and teaching. As a theoretical basis for the further discussion of the case study, a narrative literature review was carried out in order to differentiate design and handcraft, to discuss the relationship between design and handcraft in Brazil and to introduce the Irish lace of Divina Pastora and Asderen. In a second moment, the results of the data collection are presented, which was based on the association’s posts on Instagram, participatory observation and a semi-structured interview. Finally, we discuss how this artisanal work relates to design, identifying contributions of Irish lace to the practice and teaching of design, resulting in the proposition of two exercises: one regarding visual composition and one regarding Color Theory, in order to bring academic design closer to Irish lace. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso se trata de um estudo de caso da renda irlandesa produzida pela Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa em Divina Pastora (Asderen), no município de Divina Pastora, no estado de Sergipe, com o objetivo de investigar como a análise deste ofício artesanal em particular pode aprimorar a prática e o ensino de design. Como embasamento teórico para a posterior discussão do estudo de caso, realizou-se revisão bibliográfica narrativa buscando diferenciar design e artesanato, discorrer sobre como se dá a relação entre design e artesanato no Brasil e introduzir a renda irlandesa de Divina Pastora e a Asderen. Em um segundo momento, apresenta-se os resultados da coleta de dados, que foi feita a partir das publicações da associação no Instagram, de observação participante e de entrevista semiestruturada. Por fim, discute-se como este trabalho artesanal se relaciona com o design, identificando-se contribuições da renda irlandesa para a prática e o ensino de design, resultando na proposição de dois exercícios: um de composição visual e um de teoria da cor, a fim de aproximar o design acadêmico da renda irlandesa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendas irlandesas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artesanato | - |
Palavras-chave: dc.subject | Irish crochet lace | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Handicraft | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Renda irlandesa: design e trabalho artesanal com fios em Sergipe | - |
Título: dc.title | Irish lace: design and handcraft in Sergipe | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: