Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pilatti, Luiz Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2679-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4854832473320818 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pilatti, Luiz Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2679-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4854832473320818 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8619-7558 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6507718848252634 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cechin, Marizete Righi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7651-8082 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5258243347570564 | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas Júnior, Miguel Archanjo de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6636-8084 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3535289084806834 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Adriane Dall' Acqua de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:37:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:37:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33347 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098778 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Práticas de ensino de biologia adaptadas à educação especial desenvolvidas pelo PIBID/UTFPR durante o ensino remoto emergencial | - |
Descrição: dc.description | The present study aimed to analyze the contributions of the Institutional Program for Scholarships for Teaching Initiation (PIBID) to the initial education of Biology teachers in teaching practice with students with special education needs in regular classrooms during remote emergency teaching. Using a qualitative approach and a case study method, the research included a sample of eight Biology students who participated in the PIBID program at UTFPR, Ponta Grossa Campus, acting as teachers in teaching initiation. The data was collected through semi-structured interviews and subsequently analyzed using NVivo Pro software version 14. After the analysis, the established categories were: Experiences (personal, professional, and with PIBID), Undergraduate Education (courses related to special education), and teaching materials. The results indicated that the training of teachers to deal with special education is influenced by personal and professional experiences, with an emphasis on participation in PIBID. Undergraduate education revealed deficiencies in preparing to meet the diverse needs of students. The availability of appropriate teaching materials and flexibility in adapting teaching strategies play a crucial role in promoting inclusive and effective learning experiences for students with special educational needs. It is concluded that the complex interaction between experiences, training, and resources in teacher preparation emphasizes the importance of anticipation and expansion of practice as an agent of transformation in the formation of these professionals, distinguishing the formative trajectory of the future teacher. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores de Biologia em prática docente com alunos da educação especial em sala de aula regular durante o ensino emergencial remoto. Utilizando uma abordagem qualitativa e um método de estudo de caso, a pesquisa contou com uma amostra de oito acadêmicos de Biologia que participaram do programa PIBID na UTFPR, Campus Ponta Grossa, atuando como professores em iniciação à docência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com o auxílio do software NVivo Pro versão 14. Após a análise, as categorias estabelecidas foram: Experiências (pessoais, profissionais e com o PIBID), Formação na graduação (disciplinas relacionadas à educação especial) e materiais didáticos. Os resultados indicaram que a formação de professores para lidar com a educação especial é influenciada por experiências pessoais e profissionais, com destaque para a participação no PIBID. A formação na graduação mostrou deficiências na preparação para atender às diversas necessidades dos alunos. A disponibilidade de materiais didáticos adequados e a flexibilidade na adaptação de estratégias de ensino desempenham um papel crucial na promoção de experiências de aprendizagem inclusivas e eficazes para alunos da educação especial. Conclui-se que a interação complexa entre experiências, formação e recursos na preparação de professores destaca a importância da antecipação e ampliação da prática como agente de transformação na formação desses profissionais, diferenciando a trajetória formativa do futuro professor. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Participação no planejamento curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Mudança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher participation in curriculum planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum change | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | As contribuições do PIBID na formação inicial de professores de biologia: experiência com alunos da educação especial | - |
Título: dc.title | The PIBID’s contributions in the initial training of biology teachers: experience with special education students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: