Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Cleber Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:37:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:37:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25152 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098771 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual sobre a estética da recepção de Jauss e do método recepcional proposto por Bordini e Aguiar. Discute os conceitos de recepção proposto pelos autores com enfoque no leitor enquanto sujeito da interpretação e apreciação estética da obra literária. Problematiza-se o ensino de literatura pautado na cronologia das obras e autores e propõe uma alternativa metodológica. Apresenta-se as etapas do método recepcional e suas possibilidades de aplicação em sala de aula a partir de um tema, neste caso, a representação da mulher em nossa sociedade. O método recepcional pode ser uma alternativa metodológica bastante interessante porque considera o leitor como o protagonista da interpretação literária. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores - Reação crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reader-response criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetics in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | Cogitando o método recepcional na prática docente: possibilidades de recepção das obras I Love my husband, de Nélida Pinõn e A moça tecelã de Marina Colasanti | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: