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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Simone de | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Helyane Bronoski | - |
Autor(es): dc.creator | Pichler Junior, Wagner | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:36:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:36:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098651 | - |
Descrição: dc.description | The application of design patterns in serious games is relevant because it provides a solid and systematic basis for creating more effective, reusable and easy-to-maintain products. The motivation for this research arose from the growing demand for educational games with technical and pedagogical quality, combined with the lack of guidelines that integrate good development practices with educational objectives. This work created guidelines for the application of design patterns by analyzing nine serious games belonging to three distinct genres (strategy, simulation and action/adventure). From the analysis of their mechanics and functionalities, a mapping of design patterns was created based on the recurring characteristics identified in each genre. The result was to develop a set of guidelines applicable to the development of serious games, helping technical teams and developers to make more informed decisions during the process of creating their game. Using some questions related to the characteristics of the game to be developed, the patterns that can be applied are provided. The results indicate that the guidelines can contribute to improving code organization, modularity, component reuse and the effectiveness of games. | - |
Descrição: dc.description | A aplicação de padrões de projeto em jogos sérios é relevante porque fornece uma base sólida e sistemática para criar produtos mais eficazes, reusáveis e de fácil manutenção. A motivação dessa pesquisa surgiu da crescente demanda por jogos educacionais com qualidade técnica e pedagógica, aliada à escassez de orientações que integrem boas práticas de desenvolvimento com objetivos educacionais. Este trabalho criou diretrizes de aplicação de padrões de projeto analisando nove jogos sérios pertencentes a três gêneros distintos (estratégia, simulação e ação/aventura). A partir da análise de suas mecânicas e funcionalidades, elaborou-se um mapeamento de padrões de projeto com base nas características recorrentes identificados em cada gênero. O resultado foi desenvolver um conjunto de orientações aplicáveis ao desenvolvimento de jogos sérios, auxiliando equipes técnicas e desenvolvedores a tomar decisões mais fundamentadas durante o processo de criação do seu jogo. Usando algumas perguntas relacionadas as características do jogo que vai desenvolver, os padrões que podem ser aplicados são fornecidos. Os resultados indicam que as diretrizes podem contribuir com a melhoria da organização do código, a modularidade, a reutilização de componentes e a eficácia dos jogos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Padrões de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software patterns | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Criação de diretrizes para aplicação de padrões de projeto em jogos educacionais | - |
Título: dc.title | Creation of guidelines for applying design patterns in educational games | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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