Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.creator | Loof, Karenine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:36:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:36:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32518 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098454 | - |
Descrição: dc.description | Environmental Education is a very relevant topic in the current context, as it is observed in recent news from different locations that the consequences ok human actions are causing different types of disorders from different locations that the consequences of human actions are causing different types of disorders from an environmental point of view. In this outline, it can be considered as an example of multidisciplinary, since the study of environmental chemistry science in the school contest refers to a relationship of great importance for economic and social development. Environmental Education when mentioned in the school environment, in an integrated way, aims behind the quality of life and issues of recycling and preservation of the environment, to make the student include that the environment in which he is inserted and lives must be preserved physically, socially, morally, economically, culturally, among others. Still bringing the current approach to education in Brazil, several methodologies have been used in teaching, a fact due to the last events experienced in which remote teaching, a fact due to the last events experienced in which remote teaching was necessary, and that currently these tools continue to be used. However, the ludic is still present and necessary in several activities, causing the student to be instigated to use the material presented to develop a certain activity and thus assimilate and memorize it is content. Therefore, with the a of awakening the student’s interest by relating the content to a differentiated activity, the present work aims to develop a game focusing on Environmental Education in Chemistry Teaching aiming to contextualize the theme in a more instigating way, providing a better understanding of the students from their relationships with the environment. | - |
Descrição: dc.description | A Educação Ambiental é um tema bastante relevante no contexto atual, pois observa-se nas recentes notícias de diferentes localidades que as consequências das ações humanas estão causando diferentes tipos de desordens do ponto de vista ambiental. Neste delineamento, pode-se considerá-la como um exemplo de multidisciplinariedade, pois o estudo da ciência química ambiental no contexto escolar remete-se a uma relação de grande importância para o desenvolvimento econômico e social. A Educação Ambiental ao ser mencionada no ambiente escolar, de forma integradora, visa além da qualidade de vida e as questões de reciclagem e preservação do meio ambiente, fazer com que o aluno identifique que o ambiente no qual ele está inserido e vive deve ser preservado de forma física, social, moral, econômica, cultural entre outras. Ainda trazendo a abordagem atual da educação no Brasil, tem-se utilizado diversas metodologias no ensino, fato este devido aos últimos acontecimentos vivenciados em que foi necessário o ensino de forma remota, e que atualmente essas ferramentas continuam sendo utilizadas. No entanto, o lúdico ainda se faz presente e necessário em diversas atividades, fazendo com que o aluno seja instigado a utilizar o material apresentado para desenvolver determinada atividade e assim assimilar e memorizar seu conteúdo. Portanto com o intuito de despertar o interesse do aluno relacionando o conteúdo junto a uma atividade diferenciada, o presente trabalho objetivou desenvolver um jogo tendo como foco a Educação Ambiental no Ensino da Química visando contextualizar o tema de forma mais instigante, propiciando uma melhor compreensão dos educandos de seu espaço enquanto cidadãos e suas relações com o meio ambiente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Elaboração de jogo como proposta para contextualização da educação ambiental no ensino da química | - |
Título: dc.title | Development of a game as a proposal for contextualizing environmental education in the teaching of chemistry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: