
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bavastri, Elizabete Yukiko Nakanishi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fakhye, Rodnny Jesus Mendoza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Marcelo Guimarães | - |
| Autor(es): dc.contributor | Schneider, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bavastri, Elizabete Yukiko Nakanishi | - |
| Autor(es): dc.creator | Peiter, Thiago Veronez | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:36:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:36:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15682 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098420 | - |
| Descrição: dc.description | A construção civil é uma das atividades de maior impacto na geração de resíduos, que normalmente são depositados inadequadamente na natureza, vindo a ocasionar inúmeros problemas, sobretudo, ao meio ambiente, portanto, a sua destinação correta traz grandes benefícios. Uma das maneiras sustentáveis é o reaproveitamento desses materiais como insumos na produção de um novo, nesse sentido, o presente trabalho trata da reutilização dos resíduos de corpos de prova de concreto (RCPC) como agregado miúdo (na produção de concreto). Inicialmente, realizou-se ensaios de caracterização dos materiais (agregados, aglomerantes, RCPC, entre outros), do concreto no estado fresco (densidade de massa, teor de ar, slump test) e, no concreto no estado endurecido (ensaios mecânicos, absorção, densidade de massa, teor de ar, absorção por capilaridade), com o objetivo de analisar o desempenho físico e mecânico do concreto sem e com RCPC. Dessa forma comparou-se o concreto padrão ou de referência (sem a substituição do RCPC, com resistência média mínima de 20 MPa), com o concreto com a substituição do agregado reciclado (com substituição de 25%, 50%, 75% e 100%), sendo que, concretos com a incorporação de 25% e 50% de RPCD obtiveram ganhos de resistência mecânica em comparação com o concreto padrão, e em contrapartida para percentuais superiores a esses, houve a redução da mesma. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agregados (Materiais de construção) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resíduos como material de construção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recycling (Waste, etc.) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aggregates (Building materials) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Waste products as building materials | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
| Título: dc.title | Avaliação do desempenho mecânico de concretos com substituição de agregado natural por resíduo de corpo de prova de concreto (RCPC) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: