Avaliação do nível de maturidade em gestão do conhecimento em uma instituição pública de ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Marco Antonio-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-1760-2246-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3451649375977152-
Autor(es): dc.contributorZarelli, Paula Regina-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Marco Antonio-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-1760-2246-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3451649375977152-
Autor(es): dc.contributorPiana, Janaina-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-7765-3582-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1370236674884957-
Autor(es): dc.contributorCabral, Luiz Marcelo Martins do Amaral Carneiro-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-6385-3241-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5738049418794379-
Autor(es): dc.contributorMacedo, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-4154-9318-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1472689109850138-
Autor(es): dc.contributorZarelli, Paula Regina-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321-
Autor(es): dc.creatorNuss, Douglas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:36:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:36:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34818-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098410-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produção técnica: Roadmap para implementação da gestão do conhecimento na UTFPR-
Descrição: dc.descriptionA maturity analysis in knowledge management enables the assessment of the current state of an organization, allowing for targeted interventions to improve identified areas. Knowledge Management (KM) has increasingly gained recognition for its significance in large organizations; however, the public sector seems to lag behind in adopting this trend, thus failing to fully harness the potential benefits that KM can offer. The primary objective of this study was to evaluate the maturity level of a public institution, specifically a Federal Institution of Higher Education (IFES). To achieve the objectives of this study, a literature review was conducted to identify conceptual models. After a comparative analysis of the findings, it was evident that the Knowledge Management Model applied to the Brazilian public sector (MGCASP), developed by Batista (2012), is the most comprehensive and current model for the proposed purposes. Following this, the model was applied to a regional branch of a Federal Institution of Higher Education, comprising three campuses and 711 employees, yielding 48 valid responses. The research results revealed that the institution is at Level 1 - unawareness of KM. A roadmap was developed, outlining the identified areas for improvement and suggesting appropriate actions.-
Descrição: dc.descriptionA análise de maturidade em gestão do conhecimento permite analisar o estado em que se encontra uma determinada organização, e assim, atuar nos pontos de melhoria identificados. A Gestão do Conhecimento (GC) vem se consolidando cada vez mais com o passar do tempo, com reconhecimento de sua importância em grandes organizações, no entanto, o setor público parece não acompanhar no mesmo ritmo essa tendência, deixando de aproveitar ao máximo os potenciais benefícios que a GC pode trazer. Com isto, o objetivo principal deste trabalho foi avaliar o nível de maturidade em uma Instituição pública, uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Para alcançar os objetivos deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica na busca por modelos conceituais. Após uma análise comparativa dos resultados encontrados, evidenciou-se que o modelo de gestão do conhecimento aplicado ao setor público brasileiro (MGCASP) elaborado por Batista (2012) é o mais completo e atual para alcançar as finalidades propostas. Feito isto, o modelo foi aplicado em uma regional de Instituição Federal de Ensino Superior - 03 campi - com 711 servidores, dos quais obteve-se 48 respostas válidas. Os resultados da pesquisa revelaram que a instituição se encontra no Nível 1 - desconhecimento da GC. Foi elaborado um roteiro de implementação de ações - roadmap - indicando os aspectos de melhoria identificados e ações sugeridas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Administração Pública-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectPublic universities and colleges-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Higher-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração Pública-
Título: dc.titleAvaliação do nível de maturidade em gestão do conhecimento em uma instituição pública de ensino superior-
Título: dc.titleAssessment of knowledge management maturity level in a public higher education instituition-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.