Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Negrelli, Leônia Gabardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Negrelli, Leônia Gabardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Faccin, Jonas | - |
Autor(es): dc.contributor | Calazans, Veronica Ferreira Bahr | - |
Autor(es): dc.creator | Avelar, Henrique Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:35:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:35:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30264 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098364 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this work was to investigate possibilities of approaching philosophical aspects of mathematics in regular classes of mathematics in Brazilian high school. Assuming that, in this level of education, the emphasis on technical and applicatives aspects of mathematics instead of the historical and philosophical aspects can contribute to the student’s lack of interest and misunderstanding, we searched to highlight philosophical elements about three mathematical contents commonly treated in high school: systems of linear equations, functions and numerical sets. The choices of these themes was due to the potential to contemplate elements foreseen in BNCC and present in mathematics and philosophy textbooks. The methodological guidelines adopted to this study realization include consulting philosophy textbooks indicated by 2012-2014’s and 2015-2017’s PNLD, and the elaboration of proposals of approaches to the referred themes. In these proposals, we highlight the inviting to questioning , the possibilities of imprecisions and the choice of positioning that may support broader, critical and interdisciplinary approaches of the contents in the high school and graduation courses. | - |
Descrição: dc.description | O propósito deste trabalho foi investigar possibilidades de abordagem de aspectos filosóficos da matemática em aulas regulares de matemática no Ensino Médio. Partindo do pressuposto de que, nesse nível de ensino, a ênfase em aspectos técnicos e aplicativos da matemática, em detrimento de aspectos históricos e filosóficos pode contribuir para o desinteresse e incompreensão dos estudantes, buscou-se pôr em evidência elementos filosóficos relacionados a três conteúdos matemáticos comumente tratados no Ensino Médio, a saber, sistemas de equações lineares, funções e conjuntos numéricos. A escolha desses temas deveu-se ao potencial de cada um deles para contemplar elementos previstos na BNCC e presentes em livros didáticos de matemática e de filosofia. Os encaminhamentos metodológicos adotados para a realização deste estudo incluem a consulta a documentos oficiais acerca da educação básica e da formação de professores, a exploração de livros didáticos de Filosofia indicados pelo PNLD nos anos 2012-2014 e 2015-2017, além da elaboração de propostas de abordagens para os referidos temas. Nelas destacam-se o convite a questionamentos, o espaço para imprecisões e a escolha de posicionamento que podem favorecer abordagens mais amplas, críticas e interdisciplinares de conteúdos, tanto no ensino médio como em cursos de licenciatura. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Applied mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Filosofia da matemática no ensino médio | - |
Título: dc.title | Mathematics philosophy in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: