Conhecendo o infinito e seus paradoxos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGargate, Michael Santos Gonzales-
Autor(es): dc.contributorGargate, Michael Santos Gonzales-
Autor(es): dc.contributorGargate, Ivan Italo Gonzales-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Mateus Eduardo-
Autor(es): dc.creatorIseppi, Pedro Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:35:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:35:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098271-
Descrição: dc.descriptionInfinity has intrigued human beings since man learned to think. If we observe the principle of counting and ordering, the sequence (1, 2, 3, 4, ... ) already brings with it a dilemma, as it is a sequence that never ends and we cannot imagine a number tha is greater than all others. From this perspective, the present work studies some ideas related to this concept, since ancient Greece, with the emergence of paradoxes until the 19th centyry, in which the mathematician Georg Cantor (1845-1918) demostrated the existence of different infinities. Therefore, the objetive of this work is to understand what infinity is, more specifically infinity, the mathematical conception, and explain it clearly and succinctly to facilitate the undsertanding of this concept, regardless of the audience that uses it.-
Descrição: dc.descriptionO infinito intriga o ser humano desde que o homem aprendeu a pensar. Se observarmos o princípio da contagem e ordenação, a sequência (1, 2, 3, 4...), já traz em si um dilema, pois é uma sequência que nunca termina e não se pode imaginar um número que seja maior que todos os outros. Nessa perspectiva, o presente trabalho estuda algumas ideias relacionadas a esse conceito, desde a Grécia antiga, com o surgimento de paradoxos chegando até o século XIX, no qual o matemático Georg Cantor (1845-1918) demonstrou a existência de conjuntos infinitos com diferentes cardinalidades, em outras palavras, a existência de diferentes infinitos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é conhecer o que é infinito, mais especificamente o infinito segundo a concepção matemática e explicá-lo de forma clara e sucinta para facilitar o compreendimento desde conceito, indiferente do público que o estiver utilizando.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Matemática-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInfinito-
Palavras-chave: dc.subjectParadoxos-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInfinite-
Palavras-chave: dc.subjectParadoxes-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleConhecendo o infinito e seus paradoxos-
Título: dc.titleDiscovering infinity and its paradoxes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.