Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Michelle Budke | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rosemary Alvarenga dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:35:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:35:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21949 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098215 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents reflections on the importance of assessment in the learning process in the discipline of science. By conceiving the concept of evaluation in its complexity the study sought to provide, statistically, more evaluation forms that evoke student motivation, and if the evaluation is not learning or service. The research was conducted at the State School in State College Pioneers and Jorge Shimmelpfeng of Foz do Iguaçu. To achieve our objective we chose a methodology for documentary stamp literature, whose development bolstered up in a search based on the survey method, followed by a quantitative analysis. In the current context, to understand the applicability of the content taught in the teaching process and are related to the student's everyday life, it becomes necessary to examine, question and analyze how best assessment. Thus, it was noted the contribution of the study not only for society but also for education professionals, providing a pedagogical practice fair and consistent quality that applies to school reality. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta reflexões acerca da importância da avaliação no processo ensino aprendizagem na disciplina de ciências. Por conceber o conceito de avaliação em sua complexidade o estudo buscou apresentar, estatisticamente, as formas de avaliação que mais despertam a motivação do aluno, e se a avaliação está a serviço ou não da aprendizagem. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Pioneiros e no Colégio Estadual Jorge Shimmelpfeng, de Foz do Iguaçu. Para alcançar o objetivo proposto optou-se por uma metodologia de cunho bibliográfico documental, cujo desenvolvimento amparou-se em uma pesquisa baseada no método de levantamento, seguido de uma análise quantitativa. No contexto atual, visando compreender a aplicabilidade dos conteúdos ministrados no processo de ensino e estes relacionados ao cotidiano do aluno, torna-se necessário verificar, questionar e analisar as melhores formas de avaliação. Deste modo, percebeu-se a contribuição do estudo não somente para a sociedade, como também para os profissionais da educação, proporcionando uma prática pedagógica justa, coerente e de qualidade que se aplique à realidade escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | A importância da avaliação no processo ensino aprendizagem na disciplina de ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: