
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Birk, Natalia de Lima Bueno | - |
| Autor(es): dc.contributor | Birk, Natalia de Lima Bueno | - |
| Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paula, Lucimara Cristina de | - |
| Autor(es): dc.creator | Griten, Gabriel Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Hungaro, Jessica Alessandra | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:35:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:35:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36986 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098202 | - |
| Descrição: dc.description | This project brings brief reflections on Brazilian educational processes from its inception in the sixteenth century until reaching the current model of education. We also describe the importance of implementing and creating documents seeking improvement in education such as the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) in 1996. For the application of this project we start by the principles of pedagogy liberating Paulo Freire for the creation of a pedagogical notebook, developing the freedom of the critical-reflective thoughts of each student within the classroom, enabling them to autonomy to matters of their daily lives, becoming transforming agents of their concrete realities. Thus, we used the pedagogical notebook on plastic in phases established by Freire as problematization, synthesis, contextualization and transformation of reality, as a means of raising awareness of Environmental Education (EA). Therefore, for the action of transformation of contents of the knowledge of the students into scientific knowledge. And through the application of the pedagogical notebook in the school environment, the students developed critical-reflective thoughts about the contexts of As based on their realities. | - |
| Descrição: dc.description | Este projeto traz breves reflexões sobre os processos educacionais brasileiros desde o seu surgimento no século XVI até chegar no modelo atual da educação. Descrevemos também a importância da implementação e criação de documentos que buscam a melhoria na educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996. Para aplicação deste projeto partimos pelos princípios da pedagogia libertadora de Paulo Freire para a criação de um caderno pedagógico, desenvolvendo a liberdade dos pensamentos críticos-reflexivos de cada educando dentro da sala de aula, possibilitando a eles meios de autonomia a assuntos de seu cotidiano, tornando-se agentes transformadores de suas realidades concretas. Deste modo, utilizamos o caderno pedagógico sobre o plástico em fases estabelecidas por Freire como problematização, síntese, contextualização e transformação da realidade, como um meio de sensibilização sobre a Educação Ambiental (EA). Sendo assim, para a ação de transformação de conteúdos do conhecimento dos educandos em conhecimentos científicos. E através da aplicação do caderno pedagógico em ambiente escolar, os educandos desenvolveram pensamentos críticos-reflexivos sobre os contextos de EA baseados em suas realidades. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sucata de plástico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústria de reciclagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plastic scrap | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recycling industry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recycling (Waste, etc.) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critical pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
| Título: dc.title | Caderno pedagógico para o reuso do plástico: uma abordagem crítica libertadora na educação ambiental | - |
| Título: dc.title | Pedagogical notebook for the reuse of plastic: a critical approach to environmental education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: