Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hirsch, Luciana Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Hirsch, Luciana Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Roehrig, Silmara Alessi Guebur | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, João Amadeus Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Ott, Yuri Werner | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:35:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:35:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098157 | - |
Descrição: dc.description | This work consists of a teaching sequence proposal using the climate change approach, through a comparison between the energy efficiency of a light combustion car with a light electric car. The proposal was based on teaching approach that links science, technology, society and environment with citizen education through the vision of Glen S. Aikenhead. The research has a qualitative emphasis and assumptions of Content Analysis in the appreciation of data. To carry out the proposal, national curriculum documents were analyzed in order to adapt the theme of energy efficiency and sustainability to basic education. Academic materials about combustion cars and electric cars with energy efficiency factors were also analyzed to find a comparative relationship of the emission of toxic gases per kilometer traveled. The planning of the didactic sequence was based on studies of educational practices by Antoni Zabala, adapted to the proposed teaching through a sequence of dialogued and interactive classes. Thus, through this research carried out, it can be concluded that the lesson planning proposal that relates toxic gas emissions with factors in the students’ daily lives can be applied in physics teaching as a didactic transposition instrument. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho consiste na proposição de uma sequência didática abordando as mudanças climáticas, através de um comparativo entre a eficiência energética de um carro leve a combustão com um carro leve elétrico. A proposta teve embasamento na abordagem de ensino que vincula ciência, tecnologia, sociedade e ambiente com a formação do cidadão por meio da visão de Glen S. Aikenhead. Este estudo envolve pesquisa de ênfase qualitativa e pressupostos de Análise de Conteúdo na apreciação dos dados. Para a realização da proposta, foram analisados documentos curriculares nacionais a fim de adequar o tema de eficiência energética e sustentabilidade no Ensino Básico. Também foram analisados materiais acadêmicos que tratam a temática de carros a combustão e carros elétricos com fatores de eficiência energética a fim de encontrar uma relação comparativa da emissão de gases poluentes por quilômetro rodado. A construção da sequência didática foi fundamentada nos trabalhos de práticas educativas de Antoni Zabala, adequadas ao ensino proposto por meio de uma sequência de aulas dialogadas e interativas. Dessa maneira, por meio desta pesquisa realizada, pode-se concluir que a proposta do planejamento de aulas que relaciona emissão de gases poluentes com fatores do cotidiano dos alunos é possível de ser aplicada no ensino de física como instrumento de transposição didática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóveis - Motores - Combustão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudanças climáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric vehicles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobiles - Motors - Combustion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Climatic changes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy consumption | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Proposta de uma sequência didática para a abordagem de sustentabilidade no ensino médio por meio da comparação entre carros a combustão e carros elétricos | - |
Título: dc.title | Proposition of a teaching sequence for sustainability approach in high school comparing combustion cars and electric cars | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: