Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
Autor(es): dc.contributor | Parise, Lourdes Terezinha Graebin | - |
Autor(es): dc.contributor | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Morelatto, Maisa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:35:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:35:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098117 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to analyze the beliefs of teachers in initial training about the role of the English language teacher in the context of higher education. Investigating the beliefs of teachers in training is important because they are strong indicators of the actions of both teachers and students, and thus have a direct influence on the teaching-learning process (BARCELOS, 2007, 2006, 2021; SILVA, 2005, 2011; PAJARES, 1992). In order to analyze such beliefs, data were collected from students in the initial periods of the Degree in English and Portuguese Languages and Literature at a public university in southwest Paraná, through an inventory of beliefs, which made it possible to carry out a survey on the students’ points of view in the course. Based on these data, I perform an analysis by means of Active Methodologies (BASTOS, 2006; DIESEL, BALDEZ, MARTINS, 2017) and Critical Pedagogy (FREIRE, 2019, 2022; GIROUX, 2016). These two perspectives bring important points to the discussion of the teacher's role in the classroom, as both shift the focus of the teaching-learning process from the teacher to the student. Through a quantitative analysis, it can be seen that the participants agree with both traditional and active/critical beliefs. A possible origin for the considerable amount of agreement with statements situated as traditional may be their experiences even as language students in basic education. Despite this, the participants' preference for active beliefs about the role of the teacher is noted, in which the vast majority totally agreed with the statements that were in consonance with Active Methodologies and Critical Pedagogy present in the research. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as crenças de professores em formação inicial sobre o papel do professor de língua inglesa no contexto do ensino superior. Investigar as crenças de professores em formação é importante pois são fortes indicadoras das ações, tanto de professores quanto de alunos, e possuem assim influência direta no processo de ensino-aprendizagem (BARCELOS, 2007, 2006, 2021; SILVA, 2005, 2011; PAJARES, 1992). Para analisar tais crenças, foram coletados dados de estudantes dos períodos iniciais do curso de Licenciatura de Letras de uma universidade pública no sudoeste do Paraná, por meio de um inventário de crenças, o qual possibilitou realizar um levantamento sobre as visões dos alunos do curso. A partir destes dados, faço uma análise pelo viés das Metodologias ativas (BASTOS, 2006; DIESEL, BALDEZ, MARTINS, 2017) e da Pedagogia Crítica (FREIRE, 2019, 2022; GIROUX, 2016). Essas duas perspectivas trazem pontos importantes para a discussão do papel do professor em sala de aula, pois ambas deslocam o foco do processo de ensino-aprendizagem do professor para o aluno. Por meio de uma análise quantitativa, pode-se observar que os participantes concordam tanto com crenças situadas como tradicionais como ativas/críticas. Uma possível origem para a quantidade considerável de concordância com afirmativas situadas como tradicionais é de suas experiências enquanto estudantes de línguas na educação básica. Apesar disso, nota-se também a preferência dos participantes pelas crenças ativas sobre o papel do professor, já que a grande maioria concordava totalmente com as afirmações que atendiam as premissas das Metodologias Ativa e da Pedagogia crítica presentes na pesquisa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superstição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de inglês | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superstition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | English teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Crenças sobre o papel do professor de língua inglesa no contexto do ensino superior | - |
Título: dc.title | Beliefs about the English teacher role in the context of university education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: