Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
Autor(es): dc.contributor | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Johann, Marlon Alipio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:34:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:34:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32582 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1098019 | - |
Descrição: dc.description | The present research aims to develop mathematical activities for students from countryside schools. Within the scope of rural education is the family farming, and because fish farming is very present in the western region of the state of Paraná, the theme chosen was the production of Tilapia. There are several publications on the field education area, but few focused on pedagogical practices in this context. Thus, the activities originated from the search for bibliographic sources with themes related to countryside education - articles and works that present activities developed with students from country schools, and that supported us in the sense of organizing our activities different from the ones already developed with students from middle school. Mathematical Modeling will be present as a pedagogical alternative for use in the classroom. Our research will have a qualitative and exploratory content. We hope, with this proposal, to contribute with ideas of activities for mathematics teachers, more specifically, for those who work with students in rural schools, since there is no didactic material focused on this aspect of countryside education. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo a elaboração de atividades matemáticas voltadas para alunos da escola do campo. Dentro da abrangência da educação do campo está a agricultura familiar, e devido ao cultivo de peixes ser muito presente na região Oeste do estado do Paraná, o tema escolhido foi a produção de tilápias. Há várias publicações sobre a área da educação do campo, porém poucas voltadas às práticas pedagógicas neste contexto. Deste modo, as atividades tiveram origem a partir da busca por fontes bibliográficas com tema relacionado à Educação do Campo – artigos e trabalhos que apresentam atividades desenvolvidas com alunos da escola do campo, e que nos apoiaram no sentido de organizarmos as nossas atividades distintas das já elaboradas e desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental II. A Modelagem Matemática estará presente como alternativa pedagógica para uso na sala de aula. Nossa pesquisa terá teor qualitativo e exploratório. Esperamos, com esta proposta, contribuir com ideias de atividades para professores de Matemática, mais especificamente, para aqueles que atuam com alunos em escolas do campo, por não haver material didático voltado para a agricultura familiar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peixes - Criação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fish-culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Atividades matemáticas para o Ensino Fundamental II: os alunos da escola do campo da região oeste do Estado do Paraná e a produção de tilápias | - |
Título: dc.title | Mathematical activities for Elementary Education II: the students from the school of countryside in the west region of the State of Paraná and the production of tilápias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: