
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vinícius Camargo | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Leonardo de Campos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:34:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:34:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37319 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097921 | - |
| Descrição: dc.description | Clean code makes the source code readable, reduces complexity and facilitates scalability, characteristics that increase the quality of a software product. Making code easier to understand lets developers increase their productivity. Literature authors present some clean code guidelines such as short methods, names of significant variables. Therefore, this work used the guidelines to improve the source code of the Ativa platform. This teaching platform was created with the intention of encouraging learning for people with intellectual disabilities through activity management and is made up of a student module and a teacher module. In the module intended for students, it is possible to play the games that were made available by the teacher. In turn, in the teacher module it is possible to register content, subjects, activities and carry out student assessment. Clean code guidelines were used in the view, model and control packages due to the lack of application of good practices when writing source code. Bugs were identified and fixed and guidelines were used such as: meaningful names, short and explanatory methods, maximize cohesion, flow analysis, clear parameters, refactoring. This allowed an improvement in code quality in accordance with clean code guidelines such as readability, complexity reduction, efficiency, resource and costs. | - |
| Descrição: dc.description | O clean code permite deixar o código-fonte legível, reduz a complexidade e facilita a escalabilidade, características essas que aumentam a qualidade de um produto de software. Tornar o código mais fácil de entender deixa que desenvolvedores aumentem sua produtividade. Autores da literatura apresentam algumas diretrizes do clean code tais como: métodos curtos e nome de variáveis significativas. Por isso, esse trabalho usou as diretrizes para melhorar o código-fonte da plataforma Ativa. Essa plataforma de ensino foi elaborada com intenção de incentivar o aprendizado de pessoas com deficiência intelectual por meio do gerenciamento de atividades e é composta por um módulo do aluno e um outro do professor. No módulo destinado aos alunos é possível executar os jogos que foram disponibilizados pelo professor. Por sua vez, no módulo professor é permitido cadastrar o conteúdo, matérias, atividades e realizar avaliação do aluno. As diretrizes do clean code foram usadas nos pacotes view, model e control devido a falta de aplicação de boas práticas na escrita do código-fonte. Foram identificados e corrigidos bugs e usada as diretrizes como: nome significativos, métodos curtos e explicativos, maximizar coesão, análise de fluxo, parâmetros claros e refatoração. Isso permitiu uma melhoria na qualidade de código de acordo com as diretrizes do clean code como legibilidade, redução da complexidade, eficiência, recurso e custos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
| Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incapacidade intelectual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer programs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stupidity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Uso de clean code para melhorar a qualidade do código-fonte da plataforma ativa | - |
| Título: dc.title | Using clean code to improve the quality of ativa platform source code | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: