Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Mário Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6610-7909 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/5344824750599654 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Mário Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6610-7909 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/5344824750599654 | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Nilson Marcos Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3242-994X | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/2711017945843978 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Tiago Ungericht | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8601-4520 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7069669834640039 | - |
Autor(es): dc.creator | Manenti, Lucas Bordini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:34:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:34:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37885 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097887 | - |
Descrição: dc.description | In the 1960s, the first international project for Physics Education arrived in Brazil: the Physical Science Study Committee (PSSC). During this period, Brazil’s dependent capitalism intensified. The influence of liberal development theories, advocated by the Alliance for Progress (APP), became central to U.S. policies toward Latin America. These theories impacted both Brazil’s socioeconomic policies and its educational policies, primarily through Human Capital Theory (HCT). This study analyzes the arrival of PSSC in Brazil within the context of dependent capitalism and its relationship with liberal development theories. Latin American Thought on Science, Technology, and Society (PLACTS) is employed to establish a critical counterpoint to the conceptions of Science and Technology (S&T) upheld by liberal development theories, notably HCT. Brazilian education of the period is characterized as U.S.-influenced, evidenced by the MEC-USAID agreements and the activities of the Ford and Rockefeller foundations, as well as the NSF. PSSC is critically analyzed through the lens of its S&T conceptions. It is concluded that PSSC embodies the historical-political foundations of its design—namely, the tenets of U.S. policies toward Latin America, which aimed to reproduce the capitalist production system and maintain U.S. hegemony in the region. | - |
Descrição: dc.description | Na década de 1960 chega ao Brasil o primeiro projeto internacional para o Ensino de Física, o Physical Science Study Committee (PSSC). Nesse período, o capitalismo dependente brasileiro se agudiza. A influência das teorias liberais do desenvolvimento, preconizadas pela Aliança para o Progresso (APP), tornam-se centrais nas políticas estadunidenses para a América Latina. Tais teorias tiveram impacto tanto nas políticas econômico-sociais quanto nas políticas educacionais brasileiras, principalmente por meio da Teoria do Capital Humano (TCH). Propõe-se analisar a chegada do PSSC ao Brasil no contexto do capitalismo dependente e suas relações com as teorias liberais do desenvolvimento. Utiliza-se o Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS), para estabelecer um contraponto às concepções de Ciência e Tecnologia (C&T) defendidas pelas teorias liberais do desenvolvimento, notadamente a TCH. Caracteriza-se a educação brasileira do período como uma educação marcada pela influência estadunidense, por meio dos acordos MEC-USAID e da atuação das fundações Ford e Rockfeller e da NSF. Faz-se uma análise do PSSC por meio da crítica às suas concepções de C&T. Conclui-se que o PSSC carrega consigo as determinações histórico-políticas de sua concepção, ou seja, os preceitos defendidos pelas políticas estadunidenses para a América Latina, cujo objetivo é a reprodução do sistema de produção capitalista e a manutenção da sua hegemonia no território. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado - Brasil - Influências estrangeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dependência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capitalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia marxista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical Science Study Committee | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education and state - Brazil - Foreign influences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dependency | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capitalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marxian economics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Ensino de física e dependência: o caso do PSSC | - |
Título: dc.title | Physics education and dependence: the case of PSSC | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: