Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bassan, Julio Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Bassan, Julio Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Legnani, Elto | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Marco Antonio dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Faena Gabriela Ehlers da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:34:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:34:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7845 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097812 | - |
Descrição: dc.description | Tennis is considered an intermittent mode, as alternating high intensity movements and short with moments of recovery, as Bassan et al (2013). Therefore, it is necessary to know what are the factors that affect the athlete's performance, since the physiological part to external factors. The FF can be characterized as supreme state of concentration to achieve certain autotelic goal, the self decreases and the sense of time is distorted, giving an odd sense of pleasure and satisfaction, as Csikszentmihaly. It is a desired state by elite athletes, but Jackson (1996) states that can be enjoyed by practitioners of any level. The study was a qualitative research, in order to note the presence or absence of said state, through the use of focus groups (GF) seeking to understand a certain experience of the participants in a certain environment, in order to note the presence or absence of this condition in athletes income working in Children and Youth category 12-16 years, as well as coaches of the above category. The meetings of GF were recorded, transcribed and analyzed later. It was found that the athletes felt specific moments of this state without a continuity and the need for greater psychological work in training and adequacy of theoretical knowledge with the planning and execution (practice). | - |
Descrição: dc.description | O tênis é considerado uma modalidade intermitente, visto que alterna movimentos de alta intensidade e curta duração com momentos de recuperação, conforme Bassan et al (2013). Logo, se faz necessário conhecer quais são os fatores que interferem no desempenho do atleta, desde a parte fisiológica até fatores externos. O FF pode ser caracterizado como estado supremo de concentração para atingir determinada meta autotélica, a autoconsciência diminui e o senso de tempo é distorcido, proporcionando uma sensação impar de prazer e satisfação, conforme Csikszentmihaly. É um estado desejado por atletas de elite, porém Jackson (1996) afirma que pode ser usufruído por praticantes de qualquer nível. O estudo foi uma pesquisa qualitativa, com objetivo de notar a presença ou ausência deste referido estado, através da utilização de Grupos Focais (GF) buscando a compreensão de determinada experiência dos participantes em certo ambiente, visando notar a presença ou não deste estado nos atletas de rendimento que atuam na categoria Infanto-Juvenil de 12 a 16 anos, bem como treinadores da categoria supracitada. Os encontros dos GF foram gravados, posteriormente transcritos e analisados. Foi possível constatar que os atletas sentiram momentos específicos deste estado, sem uma continuidade, bem como a necessidade de maior trabalho psicológico nos treinamentos e adequação dos conhecimentos teóricos com o planejamento e execução (prática). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Educação Física | - |
Publicador: dc.publisher | Educação Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tênis (Jogo) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tênis (Jogo) para crianças - Treinamento técnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tennis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tennis for children - Coaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | - |
Título: dc.title | Flow-feeling: sua utilização entre atletas infanto-juvenil da modalidade tênis de campo individual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: