
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Morais, Josmaria Lopes de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | - |
| Autor(es): dc.creator | Canedo, Patricia Lemiszka Ribas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:33:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:33:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1426 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097697 | - |
| Descrição: dc.description | When facing the severe problems caused by Urban Solid Waste (USW), Environmental Education (EE) is one of the strategies for tackling this issue as well as other aspects of the environmental crisis. In formal education, the role of the teachers is extremely important so that EE worked in a continuous, critical and interdisciplinary way. The present paper reports and discusses the presentation of an extension course in EE to 86 teachers of public basic schools of the state of Paraná, using as environmental theme the USW. The course developed in the semi-distance modality using Virtual Learning Environment (VLE) Moodle 2.5 platform Federal Technological University of Paraná.The methodological approach used in this research was the collaborative research-action. In person meetings theoretical issues and proposals for pedagogical practice worked. In the virtual environment, there was discussion and workshops for action proposals where the data for this research through semi- structured questionnaires, data collected in the AVA (forums, tasks, and collaborative activities) collected. Data analyzed through a quali-quantitative approach. This research showed most teachers did not have enough knowledge about USW and rarely employ EE themes within their educational practices. The several activities conducted throughout the course led to important reflections on environmental issues, mainly the ones related to USW generation and management. We consider continuous formation courses to be one of the alternatives to reduce the gaps present in the formation of teachers and to serve as potentializers for the development of EE in schools. | - |
| Descrição: dc.description | CAPES | - |
| Descrição: dc.description | Diante dos graves problemas causados pelos Resíduos Sólidos Urbanos ao meio socioambiental, a Educação Ambiental é uma das estratégias para o enfrentamento dessa problemática bem como de outros aspectos da crise ambiental. Na educação formal o papel dos professores é de extrema importância para que a Educação Ambiental seja trabalhada de maneira contínua, crítica e interdisciplinar. Este trabalho relata e discute a realização de um curso de extensão em EA, para 86 professores do ensino básico da rede pública do estado do Paraná, utilizando como temática ambiental os Resíduos Sólidos Urbanos. O curso foi desenvolvido na modalidade semipresencial utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) plataforma Moodle 2.5 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa foi à pesquisa-ação colaborativa. Nos encontros presenciais foram trabalhadas questões teóricas e propostas de prática pedagógica. No ambiente virtual, houve debates e oficinas para propostas de ação onde foram coletados os dados para esta pesquisa por meio de questionários semiestruturados, dados coletados no AVA (fóruns, tarefas e atividades colaborativas). Os projetos realizados pelos professores foram relatados e discutidos no terceiro encontro presencial. Para análise dos dados foram empregadas abordagens quali-quantitativas. Com a realização desta pesquisa foi possível constatar que a maioria dos professores não dispunha de conhecimento suficiente sobre RSU, e que raramente empregam temas de EA na sua prática pedagógica. Conclui-se que cursos de formação continuada podem ser uma das alternativas para reduzir as lacunas existentes na formação de professores e servir como potencializadores para o desenvolvimento da EA nas escolas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resíduos industriais - Aspectos ambientais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Factory and trade waste - Environmental aspects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Green technology | - |
| Título: dc.title | Resíduos sólidos urbanos como tema ambiental: reflexões a partir de um curso de educação ambiental semipresencial para professores do ensino básico | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: