
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barzotto, Luciano da Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Suganuma, Agnes Sayori Yamashita | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:33:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:33:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35460 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097677 | - |
| Descrição: dc.description | This work proposes to talk about the use of mathematical games in the Early Years of Elementary School in the teaching and learning process. The objectives are to propose a dynamic, motivating class, in which the student can learn by developing their own game and understanding abstract issues in a concrete way. Children in the Early Years Elementary School age group are transitioning from playful learning with games to literacy, therefore, they still need concrete objects for a better understanding and development of their cognitive skills. Developing skills, motor coordination, group relationships and their rules, creativity and playfulness. There are many challenges in teaching and learning Mathematics, therefore, proposing which methodologies and processes will influence the academic lives of both students and educators. Education is built throughout life and during this process, the educators who are involved together with the pedagogical team are part of this process that will form critical, responsible citizens who will perpetuate a fair Society in constant evolution. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como proposta explanar sobre a utilização de jogos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no processo de ensino aprendizagem. Os objetivos são de propor uma aula dinâmica, motivadora, na qual o educando possa aprender confeccionando seu próprio jogo e compreendendo questões abstratas de forma concreta. As crianças na faixa etária do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais estão em transição de uma aprendizagem lúdica com brincadeiras para a alfabetização, portanto, necessitam ainda do concreto para uma melhor compreensão e desenvolvimento do seu cognitivo. Desenvolvendo habilidades, a coordenação motora, relação em grupo e suas regras, criatividade e a ludicidade. Muitos são os desafios no ensino-aprendizagem da Matemática, sendo assim, propor quais metodologias e processos influenciarão na vida acadêmica tanto dos educandos como dos educadores. A educação é construída ao longo da vida e durante esse processo, os educadores que estão envolvidos juntamente com a equipe pedagógica fazem parte desse processo que formará cidadãos críticos, responsáveis que perpetuarão uma sociedade justa em constante evolução. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | A confecção de jogos matemáticos no ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
| Título: dc.title | Developing mathematical games in teaching and learning at elementary school | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: