Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4974122990012680 | - |
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.contributor | Kozievitch, Nádia Puchalski | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Thiago Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Padilha, Matheus Alberto Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:33:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:33:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097664 | - |
Descrição: dc.description | Social networks rely on concepts such as collaboration, cooperation, replication, flow, speed, interaction, engagement, and aim the continuous sharing and resharing of information in support of the permanent social interaction. Facebook, the largest social network in the world, reached, in May 2016, the mark of 1.09 billion active users daily, draining 161.7 million hours of users’ attention to the website every day. These users share 4.75 billion units of content daily. The research presented in this dissertation aims to investigate the management of knowledge and collective intelligence, from the introduction of mechanisms that aim to enable users to manage and organize current information in the feeds from Facebook groups in which they participate, turning Facebook into a collective knowledge and information management device that goes far beyond mere interaction and communication among people. The adoption of Design Science Research methodology is intended to instill the "genes" of collective intelligence, as presented in the literature, in the computational artifact being developed, so that intelligence can be managed and used to create even more knowledge and intelligence to and by the group. The main theoretical contribution of this dissertation is to discuss knowledge management and collective intelligence in a complementary and integrated manner, showing how efforts to obtain one also contribute to leveraging the other. | - |
Descrição: dc.description | As redes sociais se apoiam em conceitos como colaboração, cooperação, replicação, fluxo, agilidade, interação, engajamento, e têm por objetivo o contínuo compartilhamento e recompartilhamento de informações em prol da permanente interação social. O Facebook, a maior rede social do mundo, atingia, em maio de 2016, a marca de 1,09 bilhões de usuários ativos diariamente, drenando 161,7 milhões de horas por dia de atenção dos seus usuários para o website. São compartilhadas por esses usuários 4,75 bilhões de unidades de conteúdo diariamente. A pesquisa apresentada nesta dissertação tem por objetivo investigar a gestão de conhecimento e a inteligência coletiva, a partir da introdução de mecanismos que visam a possibilite aos usuários gerenciar e organizar as informações correntes em feeds de grupos dos quais participam, transformando o Facebook em um dispositivo de gestão de informação e conhecimento coletivos, além da mera interação e comunicação entre os usuários. Adotando a metodologia design science research pretendeu-se incutir no artefato computacional desenvolvido os "genes" da inteligência coletiva, conforme apresentados na literatura, para que tal inteligência pudesse ser gerenciada e utilizada para criar ainda mais conhecimento e inteligência para e a partir da interação do grupo. A principal contribuição teórica da pesquisa está em se discutir gestão do conhecimento e inteligência coletiva de maneira complementar e integrada, evidenciando a forma como esforços para a obtenção de uma contribuem para também alavancar a outra. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Swarm intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Inteligência coletiva e gestão do conhecimento: uma aplicação na rede social Facebook | - |
Título: dc.title | Collective intelligence and knowledge management: an application in Facebook social network | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: