
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Gilson dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:33:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:33:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20639 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097598 | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents an analysis of the contributions of technologies over time, highlighting their role in the evolution of society and its influence on the process of changing the culture of the groups. However, with a focus on the educational area, where research data and studies of several authors are analyzed on their use in educational institutions, highlighting the positives and those that require greater attention when used in the classroom to improve student performance . In this context it addresses the great importance of the qualification of teaching professionals and the revision of documents that formalize and guide the act of educating. Leading to positive conclusions about the use of digital devices within the school environment, but emphasizing measures of great relevance for the success of the pedagogical doing and consequently improvement of the quality of teaching. Justifying itself by being able to collaborate for an education more in keeping with the generation of the “Information Age” that experience social phenomena of great diffusion related to the use of Information and Communication Technologies (TICs) stimulating the construction of knowledge and learning meaningful and pleasurable. Finally, the present monograph emphasizes the need of the teaching system and the teachers insert the technological apparatuses in the process of teaching and learning aiming to attend students of the 21st century with quality education. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta uma análise das contribuições das tecnologias ao longo do tempo, destacando seu papel na evolução da sociedade e sua influência no processo de mudança de cultura dos grupos. No entanto, com foco na área educacional, onde são analisados dados de pesquisas e estudos de diversos autores sobre seu uso nas instituições de ensino, ressaltando os pontos positivos e os que requerem maior atenção quando utilizadas na sala de aula visando melhorar o desempenho dos estudantes. Nesse contexto aborda a grande importância da qualificação dos profissionais de ensino e a revisão de documentos que formalizam e norteiam o ato de educar. Conduzindo a conclusões positivas sobre o uso dos aparelhos digitais dentro do ambiente escolar, porém ressaltando medidas de grande relevância para sucesso do fazer pedagógico e consequentemente melhoria da qualidade do ensino. Justificando-se por ao fundo poder colaborar para uma educação mais condizente com a geração da “Era da Informação” que vivenciam fenômenos sociais de grande difusão relacionadas ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) estimulando a construção do conhecimento e uma aprendizagem significativa e prazerosa. Por fim, a presente monografia destaca a necessidade do sistema de ensino e dos professores inserem os aparatos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem visando atender discentes do século XXI com educação de qualidade. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching – Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education – Curricula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
| Título: dc.title | Relação dialógica entre tecnologia e ensino: a sociedade contemporânea e os novos desafios para a educação | - |
| Título: dc.title | Dialogical relationship between technology and teaching: the contemporary society and the new challenges for education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: