Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Novaes, Barbara Winiarski Diesel | - |
Autor(es): dc.contributor | Pin, Aline Keryn | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Jeziel Misael Vorpagel de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:33:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:33:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36506 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097528 | - |
Descrição: dc.description | The growing concern for the environment and the consequences of global warming have led to a greater integration of environmental topics in education. In this context, Mathematical Modeling emerges as a valuable approach in Mathematics education to address environmental issues, enabling the analysis of real data and the development of critical thinking skills in the learning process of mathematical concepts. This study aimed to investigate the relationship between the environment and Mathematical Modeling by analyzing articles published in the proceedings of the VIII and IX Paranaense Meeting on Modeling in Mathematics Education and the XI National Conference on Modeling in Mathematics Education. The methodology involved selecting and analyzing articles to identify how environmental issues have been incorporated into Mathematics teaching through Modeling activities, considering aspects such as the study's objective, the presence of research questions, the environmental topic addressed, and the Modeling activities developed. As a result, we found that, although the studies integrate both Modeling and environmental topics, their primary focus varies: some emphasize discussing mathematical concepts, others concentrate on environmental issues, and some prioritize offering students the experience of engaging in Modeling activities and conducting investigations. Finally, we provide suggestions for classroom activities in Basic Education, covering topics such as household waste production and deforestation in the Amazon. | - |
Descrição: dc.description | A crescente preocupação com o meio ambiente e as consequências do aquecimento global tem levado a uma maior integração dos temas ambientais na educação. Nesse contexto, a Modelagem Matemática surge como uma possibilidade na disciplina de Matemática para abordar questões ambientais, permitindo a análise de dados reais e o desenvolvimento de habilidades críticas no contexto da aprendizagem de conceitos matemáticos. Este estudo teve como objetivo investigar as relações entre meio ambiente e Modelagem Matemática, analisando artigos publicados nos anais do VIII e IX Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática e da XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. A metodologia envolveu a seleção e a análise de artigos para identificar como questões ambientais tem sido empregadas no ensino de Matemática por meio de atividades de Modelagem Matemática, considerando aspectos como o objetivo do estudo, a presença de perguntas de pesquisa, o tema ambiental abordado e as atividades de Modelagem desenvolvidas. Como resultado, verificamos que, por mais que os trabalhos abarquem a Modelagem e o meio ambiente simultaneamente, o foco principal dos textos, por vezes, incide em discutir os conceitos matemáticos, em outras os temas do meio ambiente e, outras ainda, a preocupação de possibilitar que os estudantes vivenciem a experiência de fazer uma atividade de Modelagem e realizar uma investigação. Por fim, deixamos algumas sugestões de atividades para a sala de aula da Educação Básica, com temas como a produção de lixo em uma residência e o desmatamento na Amazônia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Programas de atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity programs in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática e meio ambiente: abordagens recentes na educação matemática | - |
Título: dc.title | Mathematical modeling and the environment: recent approaches in mathematics education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: