O ensino da lógica na educação básica: uma pesquisa com professores sobre os conhecimentos e a aplicação da lógica na rede estadual de ensino em um município do sudoeste do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos Alexandre Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2894024245343536-
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos Alexandre Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorGomes, Evandro Luís-
Autor(es): dc.contributorCaldatto, Marlova Estela-
Autor(es): dc.creatorCapelin, Edinéia Tochetto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:33:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:33:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1983-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097469-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to analyze which knowledge and practices are adopted in school environment in relation to mathematical logics and logical reasoning. In its methodological approach the lines of qualitative and quantitative research were discussed and it was opted for qualitative research by means of the analysis of questionnaires applied to volunteers. Three questionnaires were applied to teachers of the State Education Network in a city of southwestern Paraná, who teach mathematics for the final grades of Elementary and / or High School. By means of this research it was possible, by way of inference, to observe that all the teachers who allowed themselves to be surveyed have had experience in the area in which they work and, regardless of that, have superficial knowledge about the subjects researched. It was also possible to observe a lack of concern on the part of the curriculum regarding the teaching of logics within the mentioned levels of education and the curriculum of Mathematics undergraduation.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem por objetivo analisar quais conhecimentos e práticas são adotados em ambiente escolar em relação à lógica matemática e ao raciocínio lógico. Na abordagem metodológica foi discutido sobre as linhas de pesquisa qualitativa e quantitativa e optado pela pesquisa qualitativa por meio de análise de questionários aplicados aos voluntários. Foram aplicados três questionários aos professores da Rede Estadual de Ensino em um Município do Sudoeste do Paraná, que ministram a disciplina de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio. Por meio desta pesquisa foi possível, e por intermédio de inferência, observar que todos os professores que se permitiram ser pesquisados têm formação na área em que atuam e que, indiferente disso, possuem conhecimentos superficiais sobre os temas pesquisados. Foi igualmente possível, observar uma despreocupação por parte do currículo em relação ao ensino da lógica nos níveis de ensino citados e também no currículo da graduação em Matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLógica - Raciocínio-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLogic-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLogic - Reasoning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleO ensino da lógica na educação básica: uma pesquisa com professores sobre os conhecimentos e a aplicação da lógica na rede estadual de ensino em um município do sudoeste do Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.