Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2030-7811 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7757449325949159 | - |
Autor(es): dc.contributor | Abeche, Daniel Pala | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6442-2753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8230857079961290 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Rogério Caetano de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2030-7811 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7757449325949159 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Paulo Eduardo Benites de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5809-0956 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3962134722733310 | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Vinícius Samuel da Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:32:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:32:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34282 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097353 | - |
Descrição: dc.description | The film Skins (2017), directed by the controversial film-maker Eduardo Casanova, is populated by deformed characters in search of acceptance. Holding the potential to be perceived as both rapturing and abominable, the work mobilizes contradictory filmic devices, which result in the production of intense affects. This study seeks to discuss the aesthetics that encompass this union of contrasting elements. The theory of the grotesque was employed, centered on the authors Shun-Liang Chao, Michel Chaouli, Victor Hugo, Charles Baudelaire, and Mikhail Bakhtin. Research has shown that the grotesque functions, in the film, as an impulse to subvert melodrama. It attacks, on the one hand, part of its formal and ideological conventions and, on the other, it preserves and enhances what is most fundamental: emotional rapture. The rupture of the classical distance between subject and aesthetic object, carried out through the grotesque and complemented by a fragmentary realism, is productive of both shock and identification with the characters. We argue that the abominable aspect of the film is centered on the grotesque body of the character Samantha, which has an anus instead of a mouth, thus embodying the bodily taboos of deformation and obscenity, as well as the linguistic taboo (asshole) resulting from first two. This bodily configuration can awaken, in the susceptible spectator, the feeling of an imaginary threat linked to the taboo, which we illustrate with examples from anthropology collated by Freud. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | O filme Peles (2017), dirigido pelo polêmico cineasta Eduardo Casanova, é populado por personagens deformadas em busca de aceitação. Guardando o potencial de ser percebido tanto como arrebatador quanto como abominável, a obra mobiliza expedientes fílmicos contraditórios, que resultam na produção de afetos intensos. Este estudo busca discutir a estética que abarca essa união de elementos contrastantes. Para isso, a teoria do grotesco foi empregada, centrada nos autores Shun-Liang Chao, Michel Chaouli, Victor Hugo, Charles Baudelaire e Mikhail Bakhtin. A pesquisa mostrou que o grotesco funciona, no filme, como um impulso de subversão ao melodrama. Ataca, por um lado, parte de suas convenções formais e ideológicas e, por outro, preserva e potencializa o que lhe é mais basilar: o arrebatamento emocional. O rompimento do distanciamento clássico entre sujeito e objeto estético, realizado por meio do grotesco e complementado por um realismo fragmentário, é produtivo tanto de choque quanto de identificação com os personagens. Argumentamos que o aspecto abominável do filme está centrado no corpo grotesco da personagem Samantha, que tem o ânus no lugar da boca, encarnando assim os tabus corporais da deformação e da obscenidade, bem como o tabu linguístico (cara-de-cu) consequente dos dois primeiros. Essa configuração corporal pode despertar, no espectador suscetível, o sentimento de uma ameaça imaginária ligado ao tabu, o que ilustramos com exemplos da antropologia colididos por Freud. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grotesco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Melodrama no cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tabu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grotesque | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Melodrama in motion pictures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motion pictures - Aesthetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taboo | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Arrebatador e abominável: o grotesco em Peles, de Eduardo Casanova | - |
Título: dc.title | Rapturing and abominable: the grotesque in Skins, by Eduardo Casanova | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: