
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Susiele Machry da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Susiele Machry da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Consoli, Marcia Oberderfer | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teis, Denize Terezinha | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Vanessa de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:32:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:32:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27770 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1097335 | - |
| Descrição: dc.description | This work consists of a bibliographical research on Sociolinguistics and the work with linguistic variation at school. To meet this proposal, the research presents an overview of the theoretical assumptions of Sociolinguistics, bringing the path from the research carried out in the area to discussions on social valuation and the judgment of variants, and how this can reflect on the formation of the student and in school practice. The results point to the importance of a teaching manner that raises awareness of linguistic diversity, anchored in the theoretical perspectives of the Pedagogy of Linguistic Variation (FARACO; ZILLES, 2015 (org.), Culturally Sensitive Pedagogy and Bidialectal Education (BORTONI-RICARDO, 2004; BORTONI-RICARDO; DE SOUSA, 2008), making Portuguese Language classes the appropriate place for students to expand their knowledge of the language and its diversity, deconstructing the common sense view that classes in this discipline focus only on grammar, or, in the teaching of a single language variety, the cultured or standard norm. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica sobre a sociolinguística e o trabalho com a variação linguística na escola. Para atender a essa proposta, a pesquisa apresenta um panorama geral sobre os pressupostos teóricos da sociolinguística, trazendo o percurso desde as pesquisas desenvolvidas na área até discussões sobre a valoração social e o julgamento de variantes, e como isso pode refletir na formação do aluno e na prática escolar. Os resultados apontam para a importância de um ensino que conscientize sobre a diversidade linguística, ancorado este nas perspectivas teóricas da Pedagogia da Variação Linguística (FARACO; ZILLES, 2015 (org.), Pedagogia Culturalmente Sensível e Educação Bidialetal (BORTONI-RICARDO, 2004; BORTONI-RICARDO; DE SOUSA, 2008), tornando as aulas de Língua Portuguesa o local adequado para o aluno ampliar seus conhecimentos sobre a língua e sua diversidade, descontruindo a visão do senso comum de que as aulas, nessa disciplina, se concentram apenas em gramática, ou ainda, no ensino de uma única variedade de língua, a norma culta ou padrão. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Variação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Variation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguistics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language and languages | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
| Título: dc.title | Avaliação social de variantes: reflexões para o trabalho com a sociolinguística na escola | - |
| Título: dc.title | Social evaluation of variants: reflections for working with sociolinguistics at school | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: